PESQUISA SOBRE A PRÓPRIA PRATICA: CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Leandro Magalhães Peixoto UNICID
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.4963

Palavras-chave:

ensino de matemática, jogos, materiais manipuláveis

Resumo

O presente artigo enquadra-se na perspectiva qualitativa da pesquisa sobre a própria prática (FIORENTINI, 2003, PONTE; 2002) e tem por objetivo investigar as contribuições da criação de jogos para a aprendizagem matemática de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A proposta de trabalho com jogos emergiu da reflexão sobre a própria prática, em que se constatou o pouco envolvimento dos alunos com as tarefas matemáticas propostas para serem resolvidas fora do ambiente escolar. Desse modo, foram propostas oficinas de construção de jogos matemáticos objetivando despertar nos alunos um maior interesse pelo objeto matemático estudado e, consequentemente, promover aprendizagens. Como resultados, foi possível identificar que alunos que apresentavam maior dificuldade nas aulas de matemática demonstraram maior aproveitando estudando em um ambiente adverso ao convencional e que, ainda, as oficinas de construção de jogos despertou nos alunos um maior interesse em relação a matemática. Observamos também que, diante de um cenário de competição, os alunos resolveram muitas questões matemáticas com certa facilidade, acreditamos que isso esteja relacionado ao fato de que não se sentiam obrigados a fazerem, pelo contrário, eram nítidos o desafio e a motivação em solucioná-las e, assim, vencer o jogo.

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Biografia do Autor

Douglas da Silva Tinti, Universidade Cidade de São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo

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Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO