"COLCHA DE RETALHOS" e NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: UM OLHAR DA PSICANÁLISE

Autores

  • Margaréte May Berkenbrock-Rosito
  • Maria Lucinalva da Silva Mestre em Educação/Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4736

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir a formação do professor no curso de Pedagogia à luz dos conceitos da psicanálise sobre Inconsciente e Desejo, em Freud e Lacan, tendo como objeto de estudo a “Colcha de Retalhos”, uma metodologia e uma epistemologia desenvolvida por Berkenbrock-Rosito (2014) dentro da abordagem (Auto)Biográfica, que traz como proposta a formação do professor e do pesquisador por meio de narrativas nas dimensões: escrita, pictórica e oral, de alunos de graduação em Pedagogia, visando o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos, fundamentados, respectivamente, em Freire (2011) e Adorno (1995), em Schiller (2002). Neste estudo, privilegiou-se como material a ser analisado as narrativas escritas pelos alunos. A reflexão das narrativas dos sujeitos à luz dos conceitos da psicanálise em Freud e Lacan revelam uma dimensão estética do inconsciente que estabelece um limite para o desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.

Palavras Chave: Colcha de Retalhos; Narrativas autobiográficas; Formação.

Downloads

Biografia do Autor

Margaréte May Berkenbrock-Rosito

Doutorado em Educação/UNICAMP. Pós-Doutorado em História da Educação/Universidade de Lisboa. Pesquisadora e Professora no Mestrado em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais/UNICID.

Referências

ADORNO, T. W. Teoria estética. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Mar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1997.

BERKENBROCK-ROSITO, M. Colchas de Retalhos e a beleza da narrativa de si. In: PERES, Lúcia Maria

Vaz; BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May; JABLONSKI, Annanda Diléia. (org.). Costurando

nossas histórias. Pelotas/RS: Editora Universitária/UFPel, 2010. v. 1, p. 34-53.

______. M. Retalhos imaginativos: a dimensão estética nos processo formativos autobiográficos. Cadernos

de Educação. FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, mai./ago. 2014.

CUNHA, Marcus Vinicius. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.

DOR, J. Introdução à leitura de Lacan: o Inconsciente Estruturado como Linguagem. Porto

Alegre: Artmed, 1989.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1975.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Pedagogia do Oprimido. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREUD, S. Lo inconciente. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu, 2007.

GADAMER, H.G. Verdade e método. Tradução: Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 2000.

GARCIA-ROZA, L. A. Introdução à metapsicologia freudiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,

1991.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Lisboa: Educa, 2002.

______. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras.

Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 2, Ago. 2006.

______. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/

RS, ano XXX, n. 3, v. 63, p. 413-438, set. / dez. 2007.

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3. ed. São Paulo, Scipione,

1995.

LACAN, Jacques. Análise do discurso e Análise do eu (O Seminário, Livro 1 - Os escritos técnicos

de Freud). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

NASIO, Juan-David. O olhar em psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. O relacional e seu avesso na ação do bom professor. In: TEIXEIRA LOPES,

Eliane Marta (org.); A Psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 151-194.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,

1998.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem numa série de cartas. 4. ed. São Paulo: Iluminuras,

2002.

THOMPSON, Paul. A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO