Rankings na educação superior Brasileira: Uma aproximação aos rankings públicos e privados

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Henrique da Silva Lourenço Universidade Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4624

Palavras-chave:

Rankings universitários, avaliação escolar

Resumo

No presente artigo, realizou-se uma aproximação teórica aos rankings acadêmicos, públicos e privados, resultante de pesquisa bibliográfica, na tentativa de compreender sua complexidade e trajetória na realidade brasileira. Defende-se, que as mudanças derivadas da transformação do Estado Provedor para um modelo de Estado Avaliador, reforçaram as tendências em torno das avaliações, índices e classificações por meio de rankings, constatando-se no Brasil, a incipiência de rankings públicos e privados diante da existência de um mercado no qual acabam ganhando legitimidade.

Downloads

Biografia do Autor

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2/Educação).

Henrique da Silva Lourenço, Universidade Paulista.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Docente no Curso de Direito da Faculdade de Bertioga (FABE).

Referências

ABRUCIO, F. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz

da experiência internacional recente. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. (orgs.). Reforma do Estado

e Administração Pública Gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2005.

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (orgs.) Pós-neoliberalismo: as

políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, pp. 09-23.

ANDRADE, E. de C. Rankings em Educação: tipos, problemas, informações e mudanças: análise dos principais

rankings oficiais do Brasileiros. Estudos Econômicos, São Paulo, v.41, n. 2, p.323-343, junho, 2011.

ANDRADE, E. de C.; MOITA, R.; LOBO e SILVA, C. E. (2009). A escolha da faculdade pelo aluno:

estimação da demanda e precificação dos atributos. Insper Working Paper, São Paulo, n. 182, 2009.

BARREYRO, G. B. De exame, rankings e mídia. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.13, n. 3, p.863-

868, nov.2008.

BARREYRO, G. B; ROTHEN, J. C. Política de avaliação e regulação da educação superior brasileira. VII

Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Porto. Anais do VII Congresso Brasileiro de História

da Educação. Porto: Universidade do Porto, p. 1-18, 2008.

BITTENCOURT, H. R.; VIALI, L.; RODRIGUES, A. C. de M.; CASARTELLI, A. de O. Mudanças nos

pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas. Avaliação,

Campinas, v.15, n.3, p.147-166, 2010.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público,

v.47, n.1, janeiro-abril, 1996.

BRITO M. R. F. O Sinaes e o Enade: da concepção à implantação. Avaliação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p.

841-850, nov. 2008.

CALDERON, A. I. Universidade Mercantil: a institucionalização do mercado universitário em questão.

São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, São Paulo, 2000.

CALDERON, A. I.; LOURENCO, H. S. Rankings en la educación superior brasileña: una aproximación

a los rankings públicos y privados. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, v. 8, p.

95-110, 2014.

CALDERON, A. I.; MATIAS, R. C.; LOURENCO, H. S. Rankings na Educação Superior: as melhores

faculdades do Brasil (1982-2000). Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, p. 226-247, 2014.

CALDERON, A. I.; POLTRONIERI, H. e BORGES, R. M. Avaliação, rankings e qualidade da educação

superior. Revista Estudos, v.19, n.39, pp. 103-109, 2010.

CALDERON, A. I.; POLTRONIERI, H.; BORGES, R. M. Os rankings na educação superior brasileira:

políticas de governo ou de estado?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.19, n.73, pp.

813-826, 2011.

101

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3. jan./jun. 2017

CASTRO, M. H. G. Quem tem medo do Provão? Jornal da Ciência, São Paulo, 29 set. 2003. Disponível

em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=13126>. Acesso em: 26 set. 2010.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO. Cursos promovem carreata em comemoração

a resultado do Guia do Estudante 2011. 13 de set., 2011. Disponível em: <http://www.unicerp.

edu.br/index.php?option=com>. Acesso em: 08 out. 2013.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: políticas educacionais e reformas da Educação Superior. São Paulo: Cortez, 2003.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação ética e política em função da educação como direito público ou como

mercadoria? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 703-725, 2004.

DIAS SOBRINHO, J. Qualidade, avaliação: do Sinaes a índices. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.

13, n 3, p. 817-825, 2010a.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformação da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do Provão

ao Sinaes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010b.

DURHAM, E. O Provão deve ser extinto? Não. Jornal da Ciência, São Paulo, 8 set. 2003. Disponível em:

<http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=12577>. Acesso em: 02 mar. 2011.

DURHAM, E. A política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada.

Novos Estudos: CEBRAP, São Paulo, n. 88, p. 2010 ,179-153.

DRAIBE, S. Uma nova institucionalidade das Políticas Sociais? Reflexões a propósito da experiência latino-

americana recente de reformas e programas sociais. São Paulo em Perspectiva, v. 11, n. 4, p. 3-15, 1997.

FIAMINI, C.; CALDERON, A. I. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): Uma

análise à luz da cobertura da Folha de São Paulo (2003-2010), Revista Funadesp, v.5, n. 91, 2012.

GOMES, A. M. Política de avaliação no Brasil: pontuando uma história de ações. Educação & Sociedade,

Campinas, v. 23, n. 80, p. 275-298, 2002.

GOMES, A. M. Exame Nacional de Cursos e Política de Regulação Estatal no Ensino Superior. Cadernos

de pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 120, p. 2003 ,149-129.

GOUVEIA, A. B.; SILVA, A. A.; SILVEIRA, A.D.; JACOMINI, M. A.; BRAZ, T.P. Trajetória da Avaliação

da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004). Estudos em Avaliação

Educacional, v. 16, n. 31, 2005.

GUIA DO ESTUDANTE. USP e PUC Minas são consagradas as melhores universidades do ano, na VII

edição do Prêmio Melhores Universidades GE, 2011. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/premio/

noticia/usp-puc-minas-recebem-premio-melhores-universidades-ano-642571.shtml> Acesso em: 12 dez. 2013.

HENRIQUE, K. Administração e Ciências Contábeis foram estrelados em edição direcionada para

estudantes de todo o país. Sua Carreira FESP. 15 set. 2011. Disponível em: <http://www.suacarreirafesp.

com.br/?p=497>. Acesso em: 08 out. de 2013.

102

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3. jan./jun. 2017

KING, D. O Estado e as estruturas sociais de bem-estar. Novos Estudos CEBRAP, 22, São Paulo, 1988.

LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Contrafogos:

táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Londrina: Editora Planta, 2004.

LEITE, Denise. Ameaças pós-rankings, sobrevivência das CPAs e da auto-avaliação. Avaliação, Campinas;

Sorocaba, SP, v.13, n. 3, p. 833-840, 2008.

LIMA, L. C.; AZEVEDO, M. L. N.; CATANI, A. M. O processo de Bolonha, a avaliação da educação

superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v.13, n.1,

p.7-36, 2008.

LORENÇO, H. da S. Os rankings do guia do estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre

as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o prêmio melhores universidades.

Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2014.

MARQUES, F. Peso internacional: Rankings mostram o lugar da pesquisa brasileira no mundo e a posição

de nossas universidades em áreas específicas. Pesquisa FAPESP Online, Nov. 2009. Disponível em:

<http://revistapesquisa.fapesp.br/2009/11/01/peso-internacional/>. Acesso em: 12 nov. 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Bases para uma nova proposta de avaliação da Educação Superior.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Brasília: Inep, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da educação superior: 2010 – resumo técnico. Brasília: Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012.

MOLCK, A. M. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: Impactos nas IES e estratégias de aprimoramento

institucional. Um estudo a partir da produção científica brasileira (2004-2010). (Dissertação

de Mestrado). Pontificia Universidade Católica de Campinas, Brasil, 2013.

ORDORIKA, I.; GÓMEZ, R. R. El ranking Times en el mercado del prestigio universitario. Perfiles Educativos,

v. XXXII n. 129, 2010.

PAIVA, V. Educação e bem-estar. Educação e Sociedade, v.12, n.39, p.161-200, 1991.

PAULA, M. de F. C. de. A inserção da universidade na lógica racionalizadora do capital: casos USP e

UFRJ. In: SILVA, W. C e (org.). Universidade e sociedade no Brasil: oposição propositiva ao neoliberalismo

na educação superior. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

PLANETA UNIVERSITÁRIO. Prêmio Guia do Estudante: UnB é a melhor em Ciências Sociais e Humanas.

São Paulo, 06 out. 2011. Disponível em:

<http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7229>. Acesso em: 08 out. 2011.

POLIDORI, M. M. Políticas de avaliação da educação superior brasileira: Provão, Sinaes, IDD, IGC e

Outros Índices. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.13, n. 3, p. 439-452, 2008.

103

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3. jan./jun. 2017

PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE SAN PABLO. PUC-SP vence prêmio Melhores

Universidades, do “Guia do Estudante”, 2010. Disponível em: <http://www.pucsp.br/noticia/

puc-sp-vence-premio-imelhoresuniversidadesi-do-%E2%80%9Cguiado-estudante%E2%80%9D>. Acesso

em: 13 mar. 2012.

REAL, G. C. M. Avaliação e qualidade no Ensino Superior: os impactos do período 1995-2002. Educação

e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p.573-584, 2009.

SAMPAIO, H. O setor privado de ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec, FAPESP, 2000.

SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SETTON, M. da G. J. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos

com baixa escolaridade. Educação & Sociedade, Campinas, v.90, n.26, p.77-105, 2005.

SOUZA, S. Z. L. e OLIVEIRA, R. P. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação

e Sociedade, v.24, n.84, p.723-726, 2003.

TUYAMA, L. Guia do Estudante aponta UFSC como a sétima melhor universidade pública do Brasil.

Agecom, UFSC, 14 de out. 2011. Disponível em: <http://portal.reitoria.ufsc.br/2011/10/31/guia-do-estudante-

aponta-ufsc-como-a-setima-melhor-universidade-publica-do-brasil/>. Acesso em: 20 mar. 2015.

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS. Cursos da UBC estão entre os melhores do Brasil, segundo Guia

do Estudante. 2012. Disponível em:

<http://www.vestibular.pucgoias.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&

id=213&Itemid=129>. Acesso em: 14 mar. 2012.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. FAC é destaque no Guia do Estudante da Editora Abril. 2011.

Disponível em: <http://www.fac.unb.br/site/index.php?option=com_content&view=category&layout=

blog&id=67&Itemid=167>. Acesso em: 02 mar. 2012.

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ. UNOPAR é destaque no Guia do Estudante. 2011.

Disponível em: <http://www2.unopar.br/eventos/guia-estudante-2011.jsp>. Acesso em: 09 out. 2011.

UNIVERSIDAD ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Universidade aparece em

primeiro lugar em avaliação feita pela revista Playboy, 2000. Disponível em: <http://www.unesp.br/aci/

jornal/151/ranking.htm>. Acesso em: 13 mar. 2015.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V.; SOARES, J. F. Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa

dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em

Educação, v.14, n.52, p. 291-310, 2006.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)