Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico

Autores

  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama UFSCar
  • Jaqueline Ferreira da Silva UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4458

Palavras-chave:

Metanális, ensino de matemática

Resumo

A finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Os objetivos são: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; Caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação declarada com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Formação Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metanálise.

Downloads

Referências

BATISTA, C. M. S.; SOUZA, N. M. M. Investigando as concepções e os anseios dos acadêmicos de

Pedagogia acerca da Matemática. X ENEM, 2010.

BELINE, W. PASSOS, M. M. NAGY, M. C. CYRINO, M. C. C. T. Análise de conteúdo e os sentidos

do procedimento “vai um” na operação de adição para formandas em Pedagogia. X ENEM, 2010.

BIANCHINI, D. F. NEHRING, C. M. Práticas estatísticas de professoras dos Anos Iniciais – uma

discussão preliminar. XI ENEM, 2013.

BULOS, A. M. M. O curso de Pedagogia e a Matemática nos Anos Iniciais. X ENEM, 2010.

CARDOSO, E. J. N. CURI, E. Perfil e opinião de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

de um Município do estado do Amapá com relação ao ensino de Matemática. X ENEM, 2010.

CARNEIRO, R. F. A formação de professores dos Anos Iniciais em um curso de Pedagogia: contribuições

das disciplinas de Matemática. VI SIPEM, 2015.

CARNEIRO, R. F. PASSOS, C. L. LUPIÁÑEZ, J. L.A formação matemática de professores da Educação

Primária na Espanha: contribuições para a realidade brasileira. V SIPEM, 2012.

CARVALHO, M. Pedagogia e os conteúdos matemáticos a formação do professor dos Anos Iniciais e

Educação Infantil. IX ENEM, 2007.

COSTA, N. M. L. Percepções de concluintes de Pedagogia sobre o conhecimento profissional para a

docência em Matemática. IV SIPEM, 2009.

COSTA, S. C. S. CURI, E.A influência das crenças na formação inicial do professor que ensina

Matemática nos Anos Iniciais. X ENEM, 2010.

COSTA, S. C. S. O professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais: limites e possibilidades de um

curso de formação inicial. XI ENEM, 2013.

CIRÍACO, K. T. MORELATTI, M. R. M. Desenvolvimento profissional de profess1ores iniciantes:

interações entre pedagogos e matemáticos. XI ENEM, 2013.

16

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3. jan./jun. 2017

DIAS, R. R. PAIVA, A. M. S. SÁ, I. P. A construção do pensamento geométrico na formação inicial de

professores da Educação Infantil. XI ENEM, 2013.

LIMA, S. M. A formação do pedagogo para ensinar a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

XI ENEM, 2013.

MANDARINO, M. C. F. Que conteúdos da Matemática escolar os professores dos anos iniciais do

Ensino Fundamental priorizam? IX ENEM, 2007.

NOGUEIRA, C. M. I. PAVANELLO, R. M. OLIVEIRA, L. A. Os professores licenciados e a

Matemática dos Anos Iniciais. V SIPEM, 2012.

PALMA, R. C. D. MOURA, A. R. L. A formação inicial de professores para a educação infantil e

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o movimento da produção de sentidos sobre os conhecimentos

matemáticos. X ENEM, 2010.

POZZOBON, M. C. C. HECK, M. F. As práticas de ensino de Matemática para a formação do professor

de Anos Iniciais em um curso de Pedagogia nas décadas de 1980 e 1990. XI ENEM, 2013.

OLIVEIRA, A. T. C. C. Saberes e práticas de formadores de professores que vão ensinar Matemática

nos Anos Iniciais. IV SIPEM, 2009.

QUINTAS, L. P.Formação continuada de professores e a resolução dos problemas matemáticos nas

séries iniciais. IX ENEM, 2007.

SILVA, R. G. ESTEVES, A. K. SOUZA, N. M. M.Aproximações em processo na formação inicial de

professores que ensinam Matemática na escola fundamental. X ENEM, 2010.

SILVA, D. I. O. VIZOLLI, I. Conhecendo a formação dos professores que ensinam Matemática nos

Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Colinas do Tocantins.XI ENEM, 2013.

SOARES, G.Formação matemática oferecida no curso de Pedagogia: revelando olhares. XI

ENEM, 2013.

SOUSA, M. C. BERTUCCI, M. C. S. Formação continuada de professores que ensinam Matemática

nos Anos Iniciais: práticas desenvolvidas na escola. X ENEM, 2010.

SOUSA, A. C. G. SILVA, M. A. BARRETO, M. C.Formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

e representações semióticas: uma experiência contemplando números e operações. X ENEM, 2010.

TOZETTO, A. S. BRANDT, C. F. Letramento para a docência em Matemática nos Anos Iniciais do

Ensino Fundamental. X ENEM, 2010.

VASCONCELLOS, M. BITTAR, M.A formação dos professores que ensinam Matemática na Educação

Infantil e nos Anos Iniciais: um estudo sobre a produção dos eventos realizados no ano 2006.

IX ENEM, 2007.

VENÂNCIO, M. M. M. VIANA, O. A. Atitudes em relação à geometria de alunos do curso de Pedagogia.

X ENEM, 2010.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO