Sociedade do consumo e o papel da educação
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4388Palavras-chave:
consumismo, educação, escolaResumo
Aparentemente, o consumo é encarado pela sociedade atual, como algo banal, corriqueiro e extremamente comum, afinal diariamente realizamos tal atividade, sem planejamento prévio e reconsiderações. O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de consumo e consumismo na sociedade atual, apontando os impactos do ato de consumir na vida dos indivíduos e o papel da educação frente ao comportamento consumista. Para tal, recorremos aos estudos de Zigmund Bauman, Benjamin R. Barber, Lívia Barbosa e Paulo Freire. A intenção é contribuir para um consumo consciente que vise a mudança da sociedade, rompendo com o paradigma do consumismo, e da inversão do "ser" pelo "ter".Downloads
Referências
BAUMAN, Zigmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Trad. Carlos
Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BARBER, Benjamin R. Consumido: como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos.
Tradução; Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Record, 2009.
87
REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS
em EDUCAÇÃO
REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3. jan./jun. 2017
BARBOSA, Livia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra LTDA, 1967.
FREIRE, Paulo. Uma Educação para a Liberdade. Porto, Textos Marginais, 1975.
FREIRE, Paulo. Concientización, 1974. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens
do processo. São Paulo: E.P.U., 2013. p.90.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.
GUERRA, Renata de Souza. Dimensões do consumo na vida social. Tese (Doutorado, Universidade
Federal de Minas gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2010.
MARX, Karl. O capital: critica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São
Paulo: Abril Cultural, 1988. (Volume I).
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2013.
PEREIRA, Agostinho Oli Koppe; HORN, Luiz Fernando Del Rio. Relações de consumo: meio ambiente.
Caxias do Sul, RS: Educs, 2009.
ROSSONI, Claudia Regina Rech. Compro, logo existo: a sociedade de consumo no cotidiano escolar.
Sorocaba, SP, 2010.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez Ed., 2000.
STRAPAZZON, Ironilda; MACHADO, Ana Maria Netto. Como promover autonomia em uma
sociedade capitalista regida pelo consumo? Mais uma missão impossível para os educadores? IX
ANPED SUL, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Gabriel Bezerra Zecchin, Maria de Fatima Ramos de Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND