Diálogos entre Gestão Educacional e Psicologia: reflexões para uma práxis possível

Autores

  • Alexandre Patricio de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; Universidade Paulista - UNIP.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4374

Resumo

Este artigo parte de um estudo de caso apresentado pelo autor, baseado em sua prática como gestor educacional, atrelada à sua formação como psicopedagogo e psicanalista. A partir de uma revisão bibliográfica específica, e com metodologia de abordagem qualitativa, ilustrada por meio de fragmentos do cotidiano escolar, objetiva-se demonstrar a importância do entendimento da gestão como uma tarefa coletiva e comprometida com uma educação integradora, que seja capaz de compreender a complexidade das relações humanas, apresentada e desenvolvida pelos estudos da psicologia educacional. Propõe-se por fim, uma reflexão direcionada para uma possível práxis interligada por via desse diálogo teórico.

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Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; Universidade Paulista - UNIP.

Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, Psicanalista e mestrando em Psicologia Clínica no núcleo de Psicanálise da PUC-SP. Docente dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP e Diretor Escolar da rede privada em São Paulo.

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO