MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.

Autores

  • Eliane Hilario da Silva Martinoff
  • Alexandre José de Abreu Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Mônica Augusto

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4304

Resumo

O presente artigo traz algumas ponderações sobre a prática e o ensino musical no Brasil. Buscou-se refletir sobre alguns períodos da trajetória do ensino de música na escola brasileira a partir da chegada dos jesuítas até os dias atuais, com o intuito de compreender a situação atual, após o advento da lei 11.769, que estabelece a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo no ensino de Arte. A fundamentação teórica está alicerçada em Foucault (2008) e a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, mesmo não havendo no Brasil uma tradição de ensino interdisciplinar, especialmente na área de música, é preciso aprender com o passado e buscar práticas que considerem a cultura nacional, em suas diversas especificidades, bem como o conhecimento acumulado através dos tempos, visando a possibilidade de criação de novos conhecimentos na área.

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Biografia do Autor

Eliane Hilario da Silva Martinoff

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) nas disciplinas Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil e Metodologia e Prática do Ensino de Arte.

Alexandre José de Abreu, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Músico na Universidade Estadual de Campinas

Mônica Augusto

Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo , Brasil

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO