Contextualizando as imagens na sala de aula

Autores

  • Clarinda Conceição Rocha de Sousa
  • Glaucia Muñoz dos Reis
  • Márcia Tostes Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4267

Palavras-chave:

contextualização, imagens canônicas

Resumo

Este artigo propõe uma breve reflexão acerca das imagens presentes no cotidiano escolar, contidas especialmente nos livros didáticos; as quais, quando não contextualizadas adequadamente pelo professor, podem conduzir o aluno a compreensões limitadas, muitas vezes distorcidas, direcionando suas leituras de mundo. Tomando como aporte teórico, Saliba (2011), e contribuições de outrosautores, como Barbosa (2012), Franca (2006), Coli (1995), Mosaner Jr e Stori(2007), Benjamin (1955), Morin (2003) e Lenoir (1998), buscamos abordar alguns aspectos sobre o “olhar” nessas imagens, ditas por Saliba como imagens canônicas, bem como o excesso das imagens apresentadas em sala de aula. Procuramos propor um estudo de conteúdo interdisciplinar que faça do ensino de Arte algo integrado em um contexto escolar, que redireciona o olhar das imagens estudadas para um processo de criação e possibilitando ao aluno se colocar como autor da história.

Downloads

Biografia do Autor

Clarinda Conceição Rocha de Sousa

Arte educadora, integrante do Projeto Teatro de Bonecos “Mamulengo” da Secretaria Municipalde Educação (SME). Mestranda em Educação Arte e História da Cultura na Universidade PresbiterianaMackenzie.

Glaucia Muñoz dos Reis

Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Educação Arte e História daCultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Márcia Tostes Costa da Silva

Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Educação Arte e História daCultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

AMÉRICO, P. (1843-1905). “Independência ou Morte”, 1888. Óleo sobre tela, 415cm x

760cm. Museu Paulista USP, SP.

AMÉRICO, P. (1843-1905). “Tiradentes Esquartejado”, 1893. Óleo sobre tela, 270 cm ×

165 cm. Museu Mariano Procópio, MG.

BARBOSA, A. M. T. B. A imagem no ensino da arte. 8. ed. São Paulo: Perspectiva,

2012.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutividade técnica. Trad. José Lino

Grünnewald. Coleção Os pensadores. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 1955.

COLI, J. O que é arte. 15. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

DEBRET, J. (1768-1848). “Casamento de negros escravos de uma casa rica”, 1839.

Litografia sobre papel, 32 x 23 cm. Pinacoteca do Estado de São Paulo.

LENOIR, Y. “Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e

incontornável”. In: Didática e interdisciplinaridade. FAZENDA, I. (org.). Campinas:

Papirus, 1998.

FRANCA, P. “O Lugar da Imagem”. In: NAZARIO, L.; FRANCA, P. (org.). Concepções

contemporâneas da arte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 190-202.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. “A indústria cultural: o iluminismo como mistificação

de massas”. p. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo:

Paz e Terra, 2002. 364p.

MENESES, U. T. B. “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório,

propostas cautelares”. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 45, p. 11-

36, jul. 2003.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução:

Eloá Jacobina. – 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MOSANER JR, E.; STORI, N. “O ensino das artes no Brasil’. In: Sinergia, São Paulo,

v.8, nº 2, p. 144-150, jul./dez. 2007.

Revista de Estudos Aplicados em Educação, Volume 1 - Nº 1 - jan-abr/2016 72

PORTINARI, C. (1903 -1962). “Painel Tiradentes” (detalhe), 1949. Memorial da América

Latina, SP.

RODRIGUES. J. W. (1891-1957). “Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes”

(detalhe), 1940. Óleo sobre tela, 156,5 cm x 98 cm. Museu Histórico Nacional, RJ.

SALIBA, E. T. “As imagens canônicas e a História”. In: CAPELATO, M. H. et al.

História e cinema: Dimensões históricas do audiovisual. 2. ed. São Paulo: Alameda,

2011, p. 85-96.

VILLARES, D. (1851-1931). “Tiradentes”. Litogravura, 1890. Museu Histórico

Nacional, RJ.

Livros didáticos examinados:

BOULOS JÚNIOR, A. História sociedade & cidadania – 9º ano. 2. ed. São Paulo: FTD,

2012.

FREITAS NETO, J. A.; TASINAFO, C. R. História Geral e do Brasil. São Paulo:

Harbra, 2006.

VAZ, M. L. Jornadas.hist: história – 9º ano. São Paulo: Saraiva, 2012.

Sites:

ALL POSTERS. Disponível em: <http://www.allposters.com.br/-sp/Trabalhadores-daconstrucao-

fazem-pausa-para-almoco-em-viga-de-aco-em-cima-do-predio-da-RCA-no-

Rockefeller-Center-posters_i3710031_.htm>. Acesso em: 1 mai. 2015.

CAUSA OPERÁRIO ONLINE. “130 anos da morte de Luiz Gama, o precursor do

abolicionismo no Brasil”. Disponível em: <http://www.pco.org.br/negros/130-anos-damorte-

de-luiz-gama-o-precursor-do-abolicionismo-no-brasil/eyya,y.html>. Acesso em:

24 mai. 2015.

DELPINO, A. A. F. (1864 - 1942). “Tiradentes enforcado”. Disponível em:

pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_Delpino>. Acesso em: 23 mai. 2015

FLORES, LIVROS E LUA BLOG. Disponível em: <https://floreslivroselua.wordpress.

com/tag/marella/>. Acesso em: 10 mai. 2015.

FUNDAÇÃO MUSEU MARIANO PROCÓPIO. Disponível em: <http://mapro.pjf.

mg.gov.br/>. Acesso em: 1 mai. 2015.

GNOTÍCIAS. <http://noticias.gospelmais.com.br/tv-apresentadora-jesus-brancocriticada-

convidado-63444.html>. Acesso em: 10 mai. 2015.

IMAGEM DO TEMPO. Disponível em: <http://imagemetempo.blogspot.com.br/2011/05/

sapatos-para-escravos-simbolo-de.html>. Acesso em: 13 abr. 2015.

73 Revista de Estudos Aplicados em Educação, Volume 1 - Nº 1 - jan-abr/2016

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTOS. Disponível em:

www.ihgs.com.br/cadeiras/patronos/joaquimjose.html>. Acesso em: 13 abr. 2015.

LUIZ, J. M. “Iconografia e livro didático de história: Um outro olhar acerca das

representações imagéticas sobre as populações negras”. 2008. Disponível em:

<http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2016%20%20Janailson%20

Mac%C3%AAdo%20Luiz%20TC.PDF>. Acesso em: 18 abr. 2015.

MOURA, A. História do Dia. Disponível em: <http://blogs.odia.ig.com.br/historia-dodia/

2014/07/15/sapatos-sinonimo-de-liberdade/>. Acesso em: 13 abr. 2015.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Disponível em: <http://www.museuhistoriconacional.

com.br/>. Acesso em: 1 mai. 2015.

MUSEU PAULISTA – USP. Disponível em: <http://www.mp.usp.br/node/4109>. Acesso

em: 1 mai. 2015.

PINACOTECA DO ESTADO DE SP. Disponível em: <http://www.pinacoteca.org.br/

pinacoteca-pt/default.aspx?mn=545&c=acervo&letra=J&cd=3571>. Acesso em: 1 mai.

2015.

PORTAL DO ESPÍRITO. Disponível em: <http://www.espirito.org.br/index.html>.

Acesso em: 10 mai. 2015.

Downloads

Publicado

2016-09-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO