A língua inglesa nas escolas de tempo integral: diretrizes e práticas de ensino

Autores

  • Daniela Morales Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4255

Palavras-chave:

lingua estrangeira, escola pública

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, que assumiu como objeto deestudo o ensino de língua inglesa nas escolas de tempo integral da rede pública deensino do Estado de São Paulo. Os objetivos foram: entender como acontece esseensino e as políticas públicas que o orientam; discutir a possibilidade de inclusãoda língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental e verificar as condições necessárias para que o ensino da língua estrangeira promova a equidade social.Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma revisão de literatura, complementada por entrevista semiestruturada com docentes que atuam nessa área. Os dados da pesquisa revelam que o ensino da língua inglesa desperta grande interesse nos alunos dos anos iniciais. No entanto, foram evidenciados alguns fatores que não contribuem para que o ensino de línguas seja efetivo, por exemplo, a falta de recursos didáticos e a falta de formação para os professores.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Morales Monteiro

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Possui aperfeiçoamento emMetodologia para o ensino de Língua Inglesa pelo I.O.E – Institute of Education in London. Pesquisadorados grupos de pesquisa “Ensino de Língua Estrangeira, Formação Cidadã e Tecnologia” pela UNICAMPe “Grupos, Práticas e Formação” pela Unicid. Professora titular de língua inglesa na rede estadual deensino de São Paulo.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas.

Campinas: Pontes Editores, 1993.

CAMERON, L. Teaching English to Young Learners. Cambridge: Cambridge

University Press, 2001.

Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) Disponível em:

edunet.sp.gov.br/escola_integral/2007/>. Acesso em 18 mai. 2013.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design

of Social Futures. London: Routledge, 2000.

LIMA, A. P. A prática de ensino e a formação de professores de inglês para crianças.

Revista de Estudos Aplicados em Educação, Volume 1 - Nº 1 - jan-abr/2016 58

In: ROCHA, C. H.; TONELLI, J. R. A.; SILVA, K. A. (Org.) Língua Estrangeira para

Crianças: Ensino-Aprendizagem e Formação Docente. Campinas: Pontes Editores,

2010.

RIVERS, W. M. (1975). A metodologia do ensino de línguas estrangeiras. São Paulo:

Pioneira. (Tradução de: Teaching Foreign Language Skills. Chicago, 1968)

ROCHA, C. H.; TONELLI, J. R. A.; SILVA, K. A. (Org.) Língua Estrangeira para

Crianças: Ensino-Aprendizagem e Formação Docente. Campinas: Pontes Editores,

2010.

_____________Provisões para Ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos

Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes. Dissertação (Mestre) – Instituto de Estudos

da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

____________O ensino de LE (inglês) para crianças do ensino fundamental público na

transdisciplinaridade da Linguística Aplicada. In: TONELLI, J. R. A.; RAMOS, S. G. M.

O ensino de LE para crianças: reflexões e contribuições. Londrina: Moriá, 2007.

___________ O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas.

In: ROCHA, C. H.; BASSO, E. A. (Orgs.). Ensinar e aprender língua estrangeira nas

diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos: Claraluz, 2008.

____________Propostas para o inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo,

transculturalidade e multiletramentos. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da

Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

SANTOS, L. I. S. Presença de LE na Sociedade e em Contexto de Ensino Regular

Público. In: SILVA, K. A.; C. H. ROCHA; TONELLI, J. R. A. (Org.) Língua estrangeira

para crianças: ensino-aprendizagem e formação docente, p. 149-184. Campinas, SP:

Pontes, 2010.

____________ Crenças acerca da inclusão da língua inglesa nas séries iniciais: quanto

antes melhor? Cuiabá, MT. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato

Grosso, 2005.

____________ Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer

pedagógico e formação docente. São José do Rio Preto, 2009.

SZYMANSKI, H. Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília,

DF: Líber livro, 2004.

TONELLI, J. R. A.; RAMOS, S. G. M. O ensino de LE para crianças: reflexões e

contribuições. Londrina: Moriá, 2007.

YULE, G. The study of language. 2ed. United States: Cambridge University Press, 1997.

Downloads

Publicado

2016-09-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO