As diferentes concepções e maneiras de realizar o trabalho nos tempos atuais
DOI:
https://doi.org/10.13037/dh.n20.1248Resumo
Esse estudo busca explorar as diversas concepções e maneiras de realizar o trabalho desde a antiguidade, quando o trabalho era entendido como castigo, até os dias de hoje. A atividade profissional pode ser fonte de satisfação na medida em que haja um equilibrio entre sublimação e capacidade afetiva amorosa e agressiva. A partir de experiência de mais de duas décadas com Orientação Vocacional, a autora mostra quais são as motivações que norteiam os jovens a realizar sua escolha profissional atualmente.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. Tradução de Carlos Alberto Medeiros.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BION, Wilfred R. Atenção e interpretação. Tradução de Paulo Cesar Sandler. Rio
de Janeiro: Imago, 2007.
DUFOUR, Dany-Robert. Os extravios do indivíduo-sujeito. Tradução de Selvino José
Assmann. Artigo on-line. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina,
agosto, 2001. Disponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/dufour.htm>.
FREUD, Sigmund. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental.
In: Obras completas. Apresentação e notas de James Strachey. Vol. XII. Rio de
Janeiro: Imago, 1969.
______. O futuro de uma ilusão. In: FREUD, Sigmund. Obras completas. Vol. XXI
Apresentação e notas de James Strachey. Rio de Janeiro: Imago, 1969.
______. O mal-estar na civilização. In: FREUD, Sigmund. Obras completas. Vol.
XXI. Apresentação e notas de James Strachey. Rio de Janeiro: Imago, 1969.
HESÍODO. O trabalho e os dias. Tradução de Mary de Camargo Neves Lafer. São
Paulo: Iluminuras, 1989.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo:
Perspectiva, 1993.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1968.
STUCCHI, Mariana P. Artes de viver em mulheres camadas de populares: o
cotidiano de mães da comunidade São Remo. 2009. Dissertação (Mestrado) –
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Ipusp.
WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Tradução de José Octavio de
Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Maria Stella Ribeiro de Sampaio Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).