Imagens, enquadramentos e quadriculamentos familiares no novo cinema argentino: restos e rastros da ditadura?

• Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná
  • Aline Vaz Universidade Tuiuti do Paraná

Novo Cinema Argentino, memória e ditadura, topologias e convívios familiares.

O presente estudo busca identificar restos e rastros de realidades presentes nos filmes La Ciénaga (Lucrecia Martel, 2001) e Leonera (Pablo Trapero, 2008) – com base em fatos de ordem política e governamental que tiveram lugar na Argentina e levando em conta manifestações, declarações explícitas dos cineastas em foco. Considerando a indefinição de fronteiras que se estendem entre a razão dos fatos e a razão da ficção, analisamos nas imagens das topologias da casa familiar o princípio do quadriculamento que, inscrito nas abstrações dos convívios e nas concretudes dos cômodos domésticos, configura e apresenta, nas obras em foco, peculiaridades e vestígios que inferem uma memória pós-ditatorial.

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo –  ECA/USP); pós-doutora em Cinema (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro –  ECO/UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais – GRUDES (PPGCom/UTP - CNPq). Email: sandrafischer@uol.com.br

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda e Mestre pelo PPGCom/UTP. Pesquisadora associada ao GRUDES (PPGCom/UTP - CNPq). Email: alinevaz900@gmail.com