Agradecimentos em Teses e Dissertações de Comunicação: as redes da subjetividade na produção acadêmica.

• Luis Mauro Sa Martino
  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

Epistemologia. Afeto. Produção acadêmica. Subjetividade

Este texto delineia aspectos da trama de subjetividades presentes na elaboração de um trabalho acadêmico, tal como representadas nos agradecimentos e dedicatórias de teses e dissertações. Foram examinadas 595 produções defendidas em 2015 e 2016, a partir das quais foi selecionado um corpus de 118 trabalhos para a pesquisa. A análise mostrou três principais eixos de relações: (1) o suporte da a rede familiar e de valores religiosos; (2) vínculos institucionais, dentre os quais se destaca a orientação e as instituições de fomento; (3) o uso do espaço dos agradecimentos para reflexões sobre a jornada de pesquisa. Discute-se, a partir daí, a relação entre práticas epistemológicas e o modo como são tecidas as potências, e enfrentados os limites, do estudo acadêmico.

Luis Mauro Sa Martino

Professor do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" e "Comunicação e Identidade", entre outros.

Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Comunicação pela UFMG. Professora do PPG em Comunicação da UFMG.

2019-08-20