Conexões virtuais e desconexões presenciais: a comunicação via whatsapp em ambientes corporativos

• Ana Paula Pinto de Carvalho Universidade Tuiuti do Paraná
  • Mônica Cristine Fort Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Práticas comunicacionais, Mídias Sociais, Mmidiatização, WhatsApp

Nas práticas comunicacionais dentro das organizações, as interações virtuais tendem a se sobrepor às presenciais. Partindo-se dessa hipótese, o estudo propõe investigar essas práticas no ambiente organizacional, notadamente por meio do WhatsApp. Como ainda é rara literatura sobre o dispositivo em espeical,foram utilizados referenciais teóricos de autores que abordam internet, mídias sociais e interações, bem como pesquisa qualitativa exploratória com 141 questionários válidos. Entre os resultados obtidos, destca-se o uso do WhatsApp como terceira opção para se comunicar com colegas, ficando atrás do telefone fixo e email, demonstrando que as conexões virtuais podem se consolidar como processo comunicacional formal nas empresas.

Ana Paula Pinto de Carvalho, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (Incom).

Mônica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (Incom).

2017-03-09