Governo aberto e dados abertos governamentais: um mapeamento e sistematização da produção acadêmica

Autores

  • Maria Dominguez Costa Pinho Universidade Federal da Bahia e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital
  • Maria Paula Almada Silva Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5711

Palavras-chave:

revisão de literatura, dados abertos governamentais, governo aberto

Resumo

Apesar do crescimento da produção acadêmica sobre governo aberto e dados abertos governamentais, não há um trabalho que sistematize esta bibliografia, incluindo ambos temas. Esta pesquisa, então, propõe mapear e organizar sistematicamente a bibliografia sobre governo aberto e dados abertos governamentais. A amostra consta de N = 150 artigos, capítulos, livros, papers apresentados em congressos e relatórios em português e inglês. A pesquisa organiza os trabalhos encontrados considerando os seguintes metadados: autores e suas respectivas áreas do conhecimento, subtemas, padrão de investigação e ano de publicação. Os principais resultados mostram que a bibliografia está dividida em dez subtemas e é composta, principalmente, por artigos que tratam de dados abertos governamentais, usam métodos empíricos, e tratam de dois subtemas: “Implementação e Barreiras” e “Qualidade e Uso”. Enfim, o trabalho sugere uma agenda de pesquisa para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dominguez Costa Pinho, Universidade Federal da Bahia e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA) na linha de comunicação política. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), tem interesse nos temas de Governo Digital, e-Transparência, Governo Aberto e Dados Abertos Governamentais.

Maria Paula Almada Silva, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA) na linha de comunicação e política. Graduada em Comunicação Social (jornalismo) pela mesma instituição. Realizou estágio-doutoral na School of Public Affairs and Administration, Rutgers University (EUA) sob co-orientação da professora doutora Suzanne Piotrowski. Pesquisadora pós-doc (bolsista CAPES) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Membro dos grupos de pesquisa Comunicação, Internet e Democracia (UFBA); Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (PUC-Rio) e Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (UFPR).

Downloads

Publicado

2019-08-12