O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo

Authors

  • Maria Érica de Oliveira Lima UFRN
  • José Trasferetti PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol8n15.681

Keywords:

Comunicação, Religião, Marketing, Produtos, Consumo

Abstract

O presente artigo aborda o cenário religioso de bens simbólicos no Brasil, conceito de marketing religioso e da produção ao consumo, a partir de exemplos que foram retratados pela mídia impressa: jornal e revista. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. As principais conclusões passam pelo surgimento de novos grupos religiosos, tendo as tecnologias e a mídia como suporte de estratégia e permanência; evidenciam um grande avanço no campo religioso, em se tratando de produção; e constatam o estímulo ao consumo, além de investimentos e profissionalização de pessoal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria Érica de Oliveira Lima, UFRN
    Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; pesquisadora da Base Comunicação, Cultura e Mídia; doutora em Comunicação Social (Umesp), com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).
  • José Trasferetti, PUC-Campinas
    Diretor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral - SBTM; doutor em Teologia e Filosofia (Roma/Itália).

How to Cite

O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo. (2010). Comunicação & Inovação, 8(15). https://doi.org/10.13037/ci.vol8n15.681