As mulheres de Jorge Amado: gênero e raça no filme e no livro Capitães da areia

Autores

Palavras-chave:

Gênero e raça, Cinema brasileiro, Jorge Amado.

Resumo

A partir das contribuições dos estudos culturais e do feminismo negro, este trabalho problematiza as desigualdades raciais e de gênero existentes na literatura e no cinema brasileiro. Para isso, analisa a construção das personagens femininas no filme Capitães da areia (Cecília Amado, 2011) e articula essa adaptação cinematográfica com o romance homônimo do escritor brasileiro Jorge Amado (1937), buscando discutir continuidades e negociações nas representações femininas desses diferentes suportes e contextos históricos.

Palavras-chave: Cinema brasileiro. Personagens femininas. Literatura. Jorge Amado. Gênero e raça.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ceiça Ferreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

As mulheres de Jorge Amado: gênero e raça no filme e no livro Capitães da areia. (2021). Comunicação & Inovação, 22(48). https://www.seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6419

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)