Conexões virtuais e desconexões presenciais: a comunicação via whatsapp em ambientes corporativos

Autores

  • Ana Paula Pinto de Carvalho Universidade Tuiuti do Paraná image/svg+xml
  • Mônica Cristine Fort Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.3814

Palavras-chave:

Práticas comunicacionais, Mídias Sociais, Mmidiatização, WhatsApp

Resumo

Nas práticas comunicacionais dentro das organizações, as interações virtuais tendem a se sobrepor às presenciais. Partindo-se dessa hipótese, o estudo propõe investigar essas práticas no ambiente organizacional, notadamente por meio do WhatsApp. Como ainda é rara literatura sobre o dispositivo em espeical,foram utilizados referenciais teóricos de autores que abordam internet, mídias sociais e interações, bem como pesquisa qualitativa exploratória com 141 questionários válidos. Entre os resultados obtidos, destca-se o uso do WhatsApp como terceira opção para se comunicar com colegas, ficando atrás do telefone fixo e email, demonstrando que as conexões virtuais podem se consolidar como processo comunicacional formal nas empresas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Pinto de Carvalho, Universidade Tuiuti do Paraná
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (Incom).
  • Mônica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
    Pós-doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (Incom).

Referências

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

CARVALHO, A. P. P. WhatsApp e as práticas comunicacionais: conexões virtuais e desconexões

presenciais na comunicação empresarial. In: Congresso Internacional de Comunicação e

Cultura, 5. São Paulo, Faculdade Cásper Líbero, 12 nov. 2015.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio

de Janeiro: Zahar, 2003.

DE MASI, D. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FIGUEIRÔA JÚNIOR, N. O uso do e-mail no ambiente do trabalho. LTr Suplemento Trabalhista,

ano 41, n.106/05, p. 481-483, 2005. Disponível em: <http://www.pgusp.usp.br/arquivos/

artigo_uso_email_ambienteTrab.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2016.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

HEPP, A.; HASEBRINK, U. Interação humana e configurações comunicativas: transformações

culturais e sociedades midiatizadas. Parágrafo, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 75-89, jul./dez.

2015. Disponível em: <http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/

article/view/333/341>. Acesso em 28 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.5770

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia

propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KRUM, C. Mobile Marketing: finding your customers no matter where they are. Indianapolis:

Pearson Education, 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São

Paulo: Editora 34, 1993.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem: understanding media. São

Paulo: Pensamento-Cultrix, 1964.

MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS (MDGs) 2000-2015: ICT revolution and remaining

gaps. In: ICT Facts & Figures, Geneva, may 2015. Disponível em: <http://www.itu.int/

en/ITU-D/Statistics/Documents/facts/ICTFactsFigures2015.pdf >. Acesso em: 03 jul.

2015.

OLIVEIRA, I. L.; PAULA, M. A. Desafios da comunicação interna: interferências da contemporaneidade. In: ESTRELLA, C.; BENEVIDES, R.; FREITAS, R. F. Por dentro da comunicação interna: tendências, reflexões e ferramentas. Curitiba: Champagnat, 2009.

SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São

Paulo: Paulus, 2010.

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

Conexões virtuais e desconexões presenciais: a comunicação via whatsapp em ambientes corporativos. (2017). Comunicação & Inovação, 18(36), 37-50. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.3814

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)