O heavy metal na cultura da mídia brasileira: o caso Black Sabbath e o programa Fantástico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3359

Palavras-chave:

Cultura da mídia. Heavy metal. Fait divers.

Resumo

Neste trabalho apresentamos um estudo do discurso produzido em uma reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, em 7 de julho de 2013, sobre o grupo de heavy metal inglês Black Sabbath. Adotando uma postura crítica, histórica e dialética, a pesquisa tem como marcos teórico-metodológicos os pressupostos de Douglas Kellner (2001) e Roland Barthes (1971). Entre os principais resultados, constatamos que o Fantástico atua em sintonia com a ideologia globalizantede mercado lançando mão de desvioscomo o fait divers.

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Biografia do Autor

  • Fábio Cruz, Universidade Federal de Pelotas
    Pós-doutor em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais (Universidade Pablo de Olavide - Sevilha/Espanha). Doutor em Cultura Midiática e Tecnologias do Imaginário (PUCRS). Professor adjunto do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Roberto Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2010); Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul nos cursosw de graduação e pós-graduação.

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Publicado

2015-08-20

Como Citar

O heavy metal na cultura da mídia brasileira: o caso Black Sabbath e o programa Fantástico. (2015). Comunicação & Inovação, 16(32), 103-117. https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3359