Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7426

Palavras-chave:

Comunicação, Enquadramento, Legitimidade institucional, JBS S.A.

Resumo

O artigo volta-se ao universo da legitimidade social de organizações empresariais em tempos de crises a partir de um diálogo metodológico com a tradição da framing analysis. Busca-se identificar as estratégias de legitimação utilizadas pela empresa JBS S.A. nos anos de 2017 e 2018 em resposta aos danos à imagem causados por operações deflagradas pela Polícia Federal. São estudados 37 comunicados aos investidores e 62 notícias institucionais. Infere-se que as estratégias de ganho de legitimidade estão diretamente ligadas à função de enquadramento de atribuição de juízo moral ao passo em que as estratégias de recuperação de legitimidade vinculam-se à função de enquadramento da identificação de problemas.

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Biografia do Autor

  • Marcos Paulo da Silva, , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche na Syracuse University (Nova Iorque, Estados Unidos). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado) e Estudos de Linguagens (Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

  • Maryanna Beserra de Almeida, , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Graduada em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

  • Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Mestrado) e Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

  • Elisabeth de Oliveira Vendramin, , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

  • Robert Armando Espejo, , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Docente da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). 

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção: . (2021). Comunicação & Inovação, 22(49). https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7426