A voz que pensa: vertentes vococêntricas do filme-ensaio

Autores

  • Rafael de Almeida Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Ana Paula de Aquino Caixeta Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5710

Palavras-chave:

Filme-ensaio, Voz, Voz-over ensaística

Resumo

Avaliando a potência designada à voz em assumir o papel de materializadora da intenção reflexiva exigida pelo filme-ensaio, o presente artigo visa ponderar seus possíveis comportamentos dentro de tal domínio. Questiona-se o que aglutina os conceitos de voz metacrítica (RASCAROLI, 2009), voz heteroglóssica (LUPTON, 2011) e voz pneumática (SIEREK, 2007) fundados em torno à voz-over ensaística. Adensamos-nos em torno a noção de que três conceitos tão distintos de uma mesma voz denunciam seu caráter metamórfico e, desse modo, materializa o desejo de pensamento em fluxo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás
    Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG.
  • Ana Paula de Aquino Caixeta, Universidade Estadual de Campinas
    Mestranda em Multimeios pela Univesidade Estadual de Campinas - Unicamp. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

A voz que pensa: vertentes vococêntricas do filme-ensaio. (2019). Comunicação & Inovação, 20(43). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5710

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)