Comunicação como ferramenta para o desenvolvimento e a mudança social: estratégias de atuação no semiárido nordestino

Autores

  • Ricardo Moura Braga Cavalcante , Embrapa Agroindústria Tropical
  • Adilson Rodrigues da Nóbrega , Embrapa Caprinos e Ovinos

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4456

Palavras-chave:

Comunicação para o Desenvolvimento. Comunicação comunitária. Comunicação rural.

Resumo

Este artigo aborda três estratégias de ação no campo da comunicação para o desenvolvimento e para uma mudança social visando o empoderamento comunicacional de técnicos, produtores rurais e lideranças locais. As iniciativas ocorrem nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte e são amparadas por metodologias participativas com uso das redes sociais e pela realização de oficinas de práticas comunicativas como forma de reorientar o fluxo de informação e de conhecimento. O objetivo é dotar os participantes de competências capazes de torná-los emissores e não apenas receptores no processo de intercâmbio de conhecimentos entre instituições de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e agricultores.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Moura Braga Cavalcante, , Embrapa Agroindústria Tropical

    Jornalista, assessor de comunicação da Embrapa Agroindústria Tropical em Fortaleza, Ceará.Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

  • Adilson Rodrigues da Nóbrega, , Embrapa Caprinos e Ovinos

    Jornalista, assessor de comunicação da Embrapa Caprinos e Ovinos em Sobral, Ceará. Mestreem Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2017-12-08

Como Citar

Comunicação como ferramenta para o desenvolvimento e a mudança social: estratégias de atuação no semiárido nordestino. (2017). Comunicação & Inovação, 18(38), 16-32. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4456