Presença dos indígenas de Mato Grosso na internet e na produção de mídias: militância, sustentabilidade e memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3245

Palavras-chave:

Povos indígenas. Internet. Cultura. Tecnologias.

Resumo

Este artigo apresenta o levantamento de dados realizadona internet e em produção audiovisual paraidentificar perfis em redes sociais, blogs, páginas emídias produzidas pelos povos indígenas de MatoGrosso, com uma breve análise dos conteúdos eda presença indígena na internet e na produção demídias. Este artigo faz parte de um projeto de pesquisaque visa a refletir sobre a presença das tecnologiasde informação e comunicação no contextoda educação dos povos indígenas de Mato Grosso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Naine Terena Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutora em Educação, Mestre em artes, graduada em comunicação Social, habilitação em radialismo. É bolsista posdoc no Programa de Pós-graduação da UFMT onde estuda as Tic's e povos indígenas. É consultora para assuntos relacionados a comunicação, educação, cultura, povos indígenas. Assessora de imprensa e coordenadora do Projeto Territorios Criativos Indígenas, convênio Minc/UFMT.
  • Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso
    Prof. Dra. Instituto de Educação UFMT - Graduação e Pós-graduação. Coordenadora do grupo de Pesquisa Letece - Laboratório de pesquisas em tecnologias de informação e comunicação na educação. Supervisora da pesquisa pos-doutoral.
  • Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso
    Docente do Instituto de Computação da UFMT, diretor da Fundação Uniselva, é supervisor do Letece.

Referências

BRASIL. Fundação Nacional do Índio. Quais os critérios utilizados para a definição de indígena?

Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/todos-ouvidoria/23-perguntas-frequentes/

97-pergunta-3>. Acesso em 10 fev. 2015.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes

Louro. Rio de Janeiro: DP&A , 2002.

HIPERMULHERES. Disponível em: <https://www.facebook.com/ashipermulheres>. Acesso em: 10 fev.

2015.

MATUK, A. Uma prospetiva política para um multiverso digivirtual: direitos humanos às tecnolinguagens

In: SANTAELLA, L.; ARANTES, P. (Org.). Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São

Paulo: EDUC, 2011.

MESQUITA, C. Alargando as margens. In: MACHADO, A. (Org). Made in Brazil: três décadas do vídeo

brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Tradução Mônica Saddy Martins. Campinas, SP: Papirus,

2005.

PEREIRA, E. Ciborgues indígenas. br: a presença nativa no ciberespaço. 2008. Dissertação (Mestrado

Estudos Comparados sobre a América) - Universidade de Brasília, Distrito Federal 2007.

UMA CASA, uma vida. Nova Xavantina, MT: Raiz das Imagens; Xavantes, 2013.

Downloads

Publicado

2015-08-20

Como Citar

Presença dos indígenas de Mato Grosso na internet e na produção de mídias: militância, sustentabilidade e memória. (2015). Comunicação & Inovação, 16(32), 73-86. https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3245