EXPERIÊNCIAS DE ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: um estudo de casos múltiplos sob a perspectiva da comunicação estratégica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259749

Keywords:

Disinformation, public communication, strategic communication

Abstract

O artigo apresenta um estudo de casos múltiplos realizado junto às áreas de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral, do Senado Federal e do Instituto Butantan, com o objetivo de investigar como o setor público tem atuado na gestão da comunicação estratégica, considerando os desafios trazidos pelas fake news e pela desinformação. A pesquisa revelou estratégias como a implementação de serviços de fact-checking próprios, a ampliação dos canais de interatividade com seus públicos, parcerias com outras organizações e o reforço de seus próprios veículos de comunicação institucional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Larissa Lima Ferreira Saraiva, , Universidade Católica de Brasília - Brasília - DF

    Mestre em Inovação em Comunicação e Economia Criativa - Universidade Católica de Brasília - Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes, , Universidade Católica de Brasília - Brasília - DF

    Doutor em Comunicação Social - Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília

References

ALBERTO-PEREZ, Rafael. Comunicación estratégica: sí claro. Pero, ¿qué implica "estratégica"?" Revista Académica de Comunicación y Ciencias Sociales. Ano 0, n. 2, fev.-ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_MESO.2012.n10.39684

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

CARNIELLI, F. Z. Instituições e interesse público: os processos de comunicação pública como estratégia instituinte. Organicom, v. 14, n. 26, p. 64-75, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139357

DE BRITO, Christiano Julio Pilger. Cibercultura e as Mídias Sociais: aplicativos de Comunicação e Representações Cibernéticas de Redes Sociais. 2018. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais -Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo. 2018.

DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake News na eleição presidencial de 2018 no Brasil. Salvador, 2020. 323 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. 2020.

EISENHARDT, Kathleen M. Building Theories From Case Study Research. Academy of Management. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, 1989. DOI: https://doi.org/10.2307/258557

GABRIG, Patrícia Souza. Desinformação: a intencionalidade de enganar como forma de obtenção de lucro. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Departamento de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2021.

FOLHA DE S. PAULO. Música 'Bum Bum Tam Tam', de MC Fioti, volta às paradas e vira o hino da vacina. 12 jan. 2021. Disponível em https://f5.folha.uol.com.br/musica/2021/01/musica-bum-bum-tam-tam-de-mc-fioti-volta-as-paradas-e-vira-o-hino-da-vacina.shtml. Acesso em: 15 Out. 2023.

HALLAHAN, K.; HOLTZHAUSEN, D.; VAN RULER, B.; VERCˇICˇ, D.; SRIRAMESH, K. Defining strategic communication. International Journal of Strategic Communication, v. 1, n. 1, p. 3-35, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/15531180701285244

HAN, Byung-Chul. Infocracia: la digitalización y la crisis de la democracia. Barcelona: Penguin Random House Grupo Editorial, 2022.

HOLTZHAUSEN, Derina; ZERFASS, Ansgar. The Routledge Handbook of Strategic Communication. New York: Routledge, 2015. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203094440

LYOTARD, Jean. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2021.

MARCHIORI, Marlene e BULGACOV, Sergio. Strategy as Communicational Practice in Organizations. In: HOLTZHAUSEN, Derina; ZERFASS, Ansgar. The Routledge Handbook of Strategic Communication. New York: Routledge, 2015, p. 190-200.

MONITOR DO DEBATE POLÍTICO NO MEIO DIGITAL. Nota ténica 16: desinformação sobre urnas eletrônicas persiste fora dos períodos eleitorais. São Paulo, 22 mar. 2023. Disponível em: https://www.monitordigital.org/wp content/uploads/2023/05/nota-tecnica-16.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

RETZ, V.; CENTRO DE MEMÓRIA. Desafios da comunicação institucional: o trabalho do Instituto Butantan frente a pandemia. Cadernos de História da Ciência, São Paulo, v. 16, 2022. DOI: 10.47692/cadhistcienc.2022.v16.37725. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/cadernos/article/view/37725. Acesso em: 4 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2022.v16.37725

SANTAELLA, Lucia. A Pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.

SENA, Kárita E. Ribeiro. Comunicação Pública e Redes Digitais: atores, técnicas e políticas. 2020. 308 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.

SENADO FEDERAL. Senado lança campanha contra fake news. Releases, 10 de junho de 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/releases/senado-lanca-campanha-contra-fake-news. Acessado em: 28 Out. 2023.

SENADO FEDERAL. Senado Verifica. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/verifica/. Acesso em: 15 Out. 2023.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. Plano Estratégico. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2020. Disponível em: https://www.justicaeleitoral.jus.br/desinformacao/#plano-estrategico. Acesso em: 20 out. 2023.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral: plano estratégico: eleições 2022 / Tribunal Superior Eleitoral. - Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2022. 65 f.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Portaria nº 510, de 4 de agosto de 2021. Institui o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral e disciplina a sua Execução. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2021. Disponível em: https://www.tse.jus.br/legislacao/compilada/prt/2021/portaria-no-510-de-04-de-agosto-de-2021. Acesso em: 19 Out. 2023.

WARDLE, C.; DEREKSHAN, H. Information Disorder: toward an interdisciplinar framework for research and policy making. Council of Europe Report, DGI, 2017.

WEBER, Rosa. Dos antecedentes do gabinete estratégico ao enfrentamento de novos desafios. TSE nas eleições 2018: um registro da atuação do gabinete estratégico pelo olhar de seus integrantes. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2020. 146 p. Disponível em: https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/9081. Acesso em: 20 out. 2023.

YIN, Robert K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

YOUNG, Lindsay; PIETERSON, Willem. Strategic communication in a networked world: integrating network and communication theories in the context of government to citizen communication. In: HOLTZHAUSEN, Derina; ZERFASS, Ansgar. The Routledge handbook of strategic communication. Routledge, 2015, p. 93-112.

Published

2025-07-17

How to Cite

EXPERIÊNCIAS DE ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: um estudo de casos múltiplos sob a perspectiva da comunicação estratégica. (2025). Comunicação & Inovação, 26, e20259749. https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259749