GESTÃO FRAGMENTADA: a experiência de divisão da estrutura de comunicação da Embrapa
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259935Palavras-chave:
comunicação organizacional, embrapa, comunicação integradaResumo
O artigo investiga como a fragmentação da Secretaria de Comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em quatro "miniáreas", processo que ocorreu de 2018 a 2022, atingiu a gestão de comunicação. Como metodologia, foi realizado um estudo de caso, subsidiado por entrevistas semiestruturadas. A análise temática mostrou que, para uma organização como a Embrapa, a comunicação integrada e vinculada à presidência continua sendo mais adequada, como preconiza a literatura.
Downloads
Referências
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 09 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.
BUENO, Wilson da Costa. A política de comunicação como instrumento estratégico de gestão para o parlamento brasileiro. E-Legis − Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, Brasília, v. 14, n. 36, p. 95-109, 2021. Disponível em: https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/700. Acesso em: 24 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.51206/elegis.v14i36.700
CÉSAR, Rose Lane; MONARO, Daniel Luis Garrido. Gerenciamento da integração em projeto de comunicação empresarial, em estrutura organizacional descentralizada no qual equipes estão em diferentes níveis hierárquicos: estudo de caso. 2021. 29 p. Monografia (Especialização em Gestão de Projetos) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2021.
CURVELLO, João José Azevedo. Legitimação das assessorias de comunicação nas organizações. In: DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 96-114.
DIAS, Ernandes Gonçalves; MISHIMA, Silvana Martins. Análise temática de dados qualitativos: uma proposta prática para efetivação. Revista Sustinere, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 402-411, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.71828. Acesso em: 13 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.71828
DUARTE, Jorge. Embrapa muda gestão corporativa. Portal Embrapa, 31 maio 2018. Disponível em: www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31712429/embrapa-muda-gestao-corporativa?p_auth=HgUussyO. Acesso em: 13 maio 2023.
DUARTE, Jorge; DIAS, Heloiza; TIMM, Carla. Embrapa e o Fator Comunicação. In: SOARES, Ana Cláudia Theme da Silveira; TEIXEIRA, Eneida Leão (org.). UERJ com RJ 2023 - Ciência, tecnologia e inovação: propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia. Rio de Janeiro: Comuns Editorial, 2023.
EMBRAPA. Gestão da Embrapa: janeiro de 2016 - outubro de 2018. 2018. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/184309/1/Relatorio-Gestao-Embrapa-2016-2018.pdf . Acesso em: 27 abr. 2024.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Comunicação & Inovação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.

