AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS RECEPTORES NO PROCESSO COMUNICATIVO DE CIBERESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol26.e20259718Palavras-chave:
Comunicação, letramento informacional, receptorResumo
O artigo estabelece relação entre os estudos de recepção da Comunicação e o letramento informacional evidenciando as habilidades e competências necessárias ao receptor no processo da comunicação. Objetiva a identificação das habilidades e competências necessárias ao receptor no processo comunicacional para que ele possa decodificar a mensagem codificada pelo emissor no ciberespaço. Conclui que as habilidades e competências necessárias ao receptor no processo comunicacional perpassam pela prática de atividades informacionais que estimulam o desenvolvimento do senso crítico.
Downloads
Referências
AASL; AECT. Information Literacy Standards for Students Learning: Standards and Indications. Chicago: ALA, 1998. Disponível em: https://www.ala.org/ala/aasl/aaslproftools/informationpower/InformationLiteracyStandards_final.pdf. Acesso em: 21 out. 2023.
BOAVENTURA, K. T. Recepção e estudos culturais: uma relação pouco discutida. 2009. 172 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4438. Acesso em: 19 nov. 2023.
CAMPELLO, B. dos S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/17773. Acesso em: 17 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004
COSTA, J. H. Stuart Hall e o modelo "encoding and decoding": por uma compreensão plural da recepção. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 136, p. 111-121, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17673/9743. Acesso em: 24 out. 2023.
CUNHA, M. A. da. Do lado de cá do ecrã. Génese das teorias da recepção e do (s) público (s). Interconexões, v. 1, n. 1, p. 161-180, 2013. Disponível em: https://journals.ucp.pt/index.php/interconexoes/article/view/8562. Acesso em: 24 out. 2023.
ÉVORA, S. L. Comunicação Política, inteligência artificial e ciberesfera. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 43, p. 67-92, 2023. Disponível em: https://rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/rilp2023_43pp.67-92. Acesso em: 11 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2023.43/pp.67-92
GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, v. 39, n. 3, 2010. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/22209. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652010000300007
GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003
HALL, S. Encoding/decoding. In: Culture, Media, Language. London: Hutchinson/ CCCS, 1980.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Disponível em: https://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/cibercultura.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
SANTAELLA, Lucia. O livro como prótese reflexiva. Matrizes, São Paulo, v. 13, n. 3 p. 21-35, set. 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=143066289004. Acesso em: 11 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i3p21-35
SANTOS, A. P. O Bibliotecário além das margens no processo de letramento informacional. In: AMORIM, Antonio Carlos; WUNDER, Alik (Org.). Leituras sem margens. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica; ALB, 2014.
SCHRAMM, L. Comunidades interpretativas e estudos de recepção: Das utilidades e inconveniências de um conceito. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 14., 2005. Anais […]. Niterói, Rio de Janeiro: COMPÓS, 2005.
SOUZA, I. G. C. de O.; AUTRAN, M. de M. M.; SOUZA, A. P. Competência em informação uma alternativa ao combate a desinformação e fake news no contexto da pós-verdade. Revista Folha de Rosto, v. 8, n. 3, p. 171-196, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/218656. Acesso em: 22 nov. 2023.
TEMER, A. C. R. P.; NERY, V. C. A. Para entender as Teorias da Comunicação. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2009. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-196-3
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Comunicação & Inovação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.

