INFLUÊNCIA NO AMBIENTE DIGITAL: a dinâmica das estratégias de Influência Social no Instagram

a dinâmica das estratégias de Influência Social no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239193

Palavras-chave:

Comunicação; Consumo; Influência Digital; Influência social; Estratégias

Resumo

As interações comunicativas e relações sociais estabelecidas pela influência digital - ID são processos de influência social - IS. Eles explicam como as atitudes e as crenças de indivíduos ou grupos podem ser afetados. Neste contexto, identificar a estratégia predominante de Influência social, e, consequentemente, sua dinâmica, pode desvendar mecanismos para estruturação da mensagem e do plano de comunicação. A pesquisa é qualitativa e exploratória, o instrumento de coleta de dados é a Escala Social e de Atitude, de tipo Likert, aplicada aos usuários da rede social Instagram. Os dados sugerem que as estratégias de IS se estabelecem na interação comunicativa mediada da ID, com a preferência deliberada pelas estratégias de mudança social para a ação coletiva (dinâmica), cujo predomínio é da estratégia de Conversão.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Lima Alves, Universidade Federal de Roraima- Boa Vista - RR - Brasil

Doutor e Mestre em Comunicação Social (UMESP), Especialista em Marketing (FGV-RJ), em Criação Publicitária (Belas Artes-SP), em Direção de Arte em Propaganda (UNIDBOSCO) e em Influência Digital (PUC-RS). Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima. É pesquisador líder do SemioCom - Grupo de Pesquisa Estudos em Comunicação, Consumo e Contemporaneidade.

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Publicado

2023-12-11