Framing Analysis como Metodologia de Estudo para Estratégias de Legitimidade Institucional: o caso JBS S.A. após escândalos de corrupção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol22n49.7426

Palavras-chave:

Comunicação, Enquadramento, Legitimidade institucional, JBS S.A.

Resumo

O artigo volta-se ao universo da legitimidade social de organizações empresariais em tempos de crises a partir de um diálogo metodológico com a tradição da framing analysis. Busca-se identificar as estratégias de legitimação utilizadas pela empresa JBS S.A. nos anos de 2017 e 2018 em resposta aos danos à imagem causados por operações deflagradas pela Polícia Federal. São estudados 37 comunicados aos investidores e 62 notícias institucionais. Infere-se que as estratégias de ganho de legitimidade estão diretamente ligadas à função de enquadramento de atribuição de juízo moral ao passo em que as estratégias de recuperação de legitimidade vinculam-se à função de enquadramento da identificação de problemas.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche na Syracuse University (Nova Iorque, Estados Unidos). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado) e Estudos de Linguagens (Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Maryanna Beserra de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Mestrado) e Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Elisabeth de Oliveira Vendramin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Robert Armando Espejo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Docente da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). 

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Publicado

2021-06-15