Configurações da organização tecnológica do trabalho jornalístico em rede no modelo pós-industrial: idiossincrasias e similaridades em realidades extremas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6189

Palavras-chave:

Jornalismo na Internet. Inovação tecnológica. Organização do trabalho.

Resumo

O artigo discute o processo de trabalho jornalístico considerando a inovação tecnológica, agentes envolvidos e modelos de gestão no jornalismo em rede do século XXI, em duas realidades distintas: empresas “tradicionais” de comunicação que migraram para o jornalismo na internet e novas iniciativas digitais. A investigação analisa a redação online do jornal O Estado de S.Paulo e o site InfoAmazônia. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevistas semiestruturadas, observação e análise dos sites. A discussão fundamentou-se nos estudos sobre transformações do jornalismo no modelo pós-industrial e inovação tecnológica na organização do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Proessora do curso de Jornalismo da mesma instituição. Pesquisadora colaboradora do LabJor (UNICAMP). Graduada em Jornalismo e Ciências Sociais. Mestre e doutora em Sociologia pela UFSCAR. Pós doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (PT). Bolsista produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - Fundação Araucária (Convênio 049/2019).

Simone Pallone de Figueiredo, LabJor / UNICAMP

Graduada em Comunicação Social, especialidade Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica, pela Universidade Estadual de Campinas e Especialização em Jornalismo Científico, pelo Labjor/IG/IA/Unicamp. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Coordenadora do Programa de web rádio e podcast Oxigênio. Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri)

Downloads

Publicado

2020-02-06