DISCURSOS SOBRE MASCULINIDADES E FUTEBOL MODERNO: identidade e diferença no “decreto Cenas Lamentáveis”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6116

Palavras-chave:

Identidade e diferença, Masculinidades, futebol moderno

Resumo

Neste artigo são analisados os decretos postados pela fanpage Cenas Lamentáveis, pelo tensionamento com teorias sobre identidade e sobre masculinidades. O objetivo é compreender o funcionamento discursivo do decreto e suas relações com gênero e com a noção de “futebol clássico”. São mobilizadas ainda as noções teóricas de efeito-leitor e de silêncio, oriundas da Análise de Discurso pecheutiana. Análises revelam o decreto como parte de um sistema de demarcação de diferença, e responsável por institucionalizar a visão de que “futebol clássico” é futebol praticado por detentores das masculinidades socialmente legitimadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elyson Gums, Universidade Federal do Paraná

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa de Comunicação e Formações Socioculturais.

Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa Comunicação e Formações Socioculturais. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa certificados no CNPq: Ensino Superior de Publicidade e Propaganda, e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade. 

Downloads

Publicado

2020-02-06