Redações jornalísticas em contexto de convergência: um estudo comparativo exploratório no Brasil, na Costa Rica e na Inglaterra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n43.5933

Palavras-chave:

Jornalismo, Convergência, Integração

Resumo

Este artigo faz um estudo comparativo exploratório para ajudar a compreender como redações jornalísticas no Brasil, na Costa Rica e na Inglaterra se relacionam com a convergência.A metodologia envolveu idas a campo e entrevistas, sintetizadas em quadros comparativos com base em dimensões propostas por Salaverría (2003) e subdimensões elaboradas pelos autores. À guisa da conclusão apresentamos um mapa mental de um modelo explicativo multinível de convergência, que demonstra como se dão os processos e as relações na produção jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ébida Santos, Universidade de Brasília.

Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília, com sanduíche pela Brunel University London.

Benedito Medeiros, Universidade de Brasília

Professor na Faculdade de Comunicação e do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília.

Alexandre Lenzi, Unisul.

Doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa sobre as transformações das redações jornalísticas convergentes, tendo participado como pesquisador visitante do Center for Internet Studies and Digital Life, da Universidade de Navarra, Espanha, sob orientação do professor Dr. Ramón Salaverría, em outubro e novembro de 2016. Professor de jornalismo na Unisul.

Gheorghita Ghinea, Brunel University London.

Professor in the Department of Computer Science at Brunel University London.

Downloads

Publicado

2019-08-12