Comunicação Política e educação: desenvolvimento de capacidades deliberativas entre jovens da rede pública de ensino no Brasil

Autores

  • Érica Anita Baptista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Nalon Sanglard Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danila Gentil Cal Universidade Federal do Pará
  • Ana Carolina Vimieiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rousiley Celi Moreira Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa Oliveira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5520

Palavras-chave:

deliberação, escolas, comunicação política, democracia, conflito

Resumo

Este artigo explora experiências internacionais que envolvem a prática da deliberação em escolas e apresenta os passos da primeira experiência voltada para a aprendizagem e o treinamento de capacidades deliberativas no Brasil. Fundamentadas nas teorias da democracia deliberativa, tais iniciativas são primordialmente interdisciplinares, ao estabelecer interfaces com estudos nos campos da Comunicação, Ciência Política e Educação, entre outras áreas. Este artigo busca contribuir com pesquisas comunicacionais que visam à intervenção social no que tange à resolução de conflitos, modelos de discussão colaborativa e convivência democrática no âmbito escolar.

Downloads

Biografia do Autor

Érica Anita Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora de pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG). Pesquisadora no grupo Opinião Pública (UFMG) e no Centro de Investigação Media e Jornalismo (Universidade Nova de Lisboa).

Fernanda Nalon Sanglard, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista e doutora em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora de pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Danila Gentil Cal, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA).Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Política na Amazônia (Compoa - UFPA/CNPq).

Ana Carolina Vimieiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Rousiley Celi Moreira Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Vanessa Oliveira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Midia e Esfera Pública (EME-UFMG).

Referências

ABRAMOVAY, M.; AVACINI, M.; OLIVEIRA, H. O bê-á-bá da intolerância e da discriminação.

Brasília, DF: Unicef, 2002. Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_02.pdf>.

Acesso em: 20 outubro 2016

AVERY, P. G.; LEVY, S. A.; SIMMONS, A. M. M. Deliberating Controversial Public Issues as

Part of Civic Education. The Social Studies, n. 104, p. 105–114, 2013.

BÄCHTIGER, A.; WEGMANN, A. Scaling up deliberation. In: ELSTUB, S.; MCLAVERTY, P.

(Eds.). Deliberative democracy: Issues and cases. Edinburgh, UK: Edinburgh University Press,

2014. Pp. 118–135.

BORMANN, E. G. Symbolic convergence theory and communication in group decision making.

In: Hirokawa, R.Y.; POOLE, M. S. (Org.) Communication and group decision-making. 2.ed.

Beverly Hills, CA: Sage, 1996. Pp. 81-113.

COLEMAN, S.; MOSS, G. Under construction: The field of online deliberation research. Journal

of Information Technology & Politics, 9(1), 1-15, 2012.

DAYRELL, J; NOGUEIRA, M.A; VIEIRA, M.M.; RESENDE, J (Org.). Habitar escolas e suas

margens. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, 2012.

DENT, C. W.; GALAIF, J.; SUSSMAN, S.; STACY, A.; BURTUN, D.; FLAY, B. R. Demographic,

psychosocial and behavioral differences in samples of actively and passively consented

adolescents. Addictive Behaviors, v. 18, n. 1, p. 51-56, 1993.

DRYZEK, J. S. Foundations and Frontiers of Deliberative Governance. Oxford: Oxford University

Press, 2010.

DRYZEK, J. S. Theory, Evidence, and the Tasks of Deliberation. In: ROSENBERG, S. (Ed.).

Deliberation, participation and democracy: can the people govern? New York: Palgrave Mac-

Millan, 2007. Pp. 237-250.

164 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.19, n. 41 [149-166] set-dez 2018

Comunicação Política e educação

DRYZEK, J. S; HENDRIKS, C. (2012). Fostering deliberation in the forum and beyond. In:

FISCHER, F; GOTTWEIS, H. (eds.), The Argumentative Turn Revisited: Public Policy as

Communicative Practice (Kindle location 564 of 8327). Duke University Press. Kindle Edition.

FELDMAN, L.; PASEK, J.; ROMER, D.; JAMIESON, K. Identifying Best Practices in Civic

Education: Lessons from the Student Voices Program. American Journal of Education, v. 114,

n. 1, p. 75-100, 2007.

FISHKIN, J. S. The voice of the people. New Haven, CT: Yale University Press, 1995.

GARCIA, L.; CAL, D.; MORAES, C (2017) Marcações de gênero no espaço escolar e a percepção

das meninas. In: SANTOS, B.; FREITAS, L. (Orgs). Ser Menina no Brasil Contemporâneo:

marcações de gênero em contexto de desigualdades. Curitiba: CRV, 2017, p. 81-100.

GASTIL, J.; DILLARD, J. P. The aims, methods, and effects of deliberative civic education

through the National Issues Forums. Communication Education, v. 48, jul. 1999.

GERSHTENSON, Joseph; RAINEY JR, Glenn W.; RAINEY, Jane G. Creating better citizens?

Effects of a model citizens’ assembly on student political attitudes and behavior. Journal of Political

Science Education, v. 6, n. 2, p. 95-116, 2010.

GIORDAN, M. The role of IRF exchanges in the discursive dynamics of email tutored interactions.

International Journal of Educational Research, v. 39, p. 817-827, 2003.

HOLT, M.; KLEIBER, P.; SWENSON, J. Facilitating Group Learning on the Internet. New Directions

for Adult and Continuing Education, n. 78, p. 43-51, 1998.

JARAMILLO, M. C.; STEINER, J. Deliberative transformative moments. A new concept as

amendment to the DQI. Journal of Public Deliberation, v. 10, n. 2, 2014.

KIES, R. Promises and limits of web-deliberation. London, UK: Palgrave Macmillan, 2010.

KIES, R.; MANZ, P. (ed.). Is Europe listening to us? Success and failures of EU citizens consultations.

Surrey, UK: Asgate, 2013.

MANSBRIDGE, J.; BOHMAN, J.; CHAMBERS, S.; CHRISTIANO, T.; FUNG, A.; PARKINSON,

J.; WARREN, M. E. A systemic approach to deliberative democracy. In: PARKINSON, J; MANSBRIDGE,

J. (Eds.). Deliberative systems. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2012. Pp. 1-26.

165 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.19, n. 41 [149-166] set-dez 2018

Érica A. Baptista, Fernanda N. Sanglard, Danila G. Cal, Ana C. Vimieiro, Rousiley C. Maia & Vanessa O. Veiga

NEBLO, M. A. Deliberative democracy between theory and practice. Cambridge, MA: Cambridge

University Press, 2015.

NIEMEYER, S. Scaling up deliberation to mass publics: Harnessing mini-publics in a deliberative

system. In K. Grönlund, A. Bächtinger & M. Setälä (Eds.), Deliberative mini-publics:

Involving citizens in the democratic process. Colchester, UK: ECPR Press, 2014. Pp. 177-202.

O’CONNELL, D. W.; MCKENZIE, R. H. Teaching the Art of Public Deliberation—National

Issues Forums in the Classroom 1. PS: Political Science & Politics, v. 28, n. 2, p. 230-232, 1995.

PARKINSON, J. Deliberating in the real world – Problems of legitimacy in deliberative democracy.

Oxford: Oxford University Press, 2006.

PEREIRA, A. C. S.; DE ALBUQUERQUE WILLIAMS, L. C., DE BEM, F. P. Consentimento dos pais

em pesquisas com escolares e a legislação brasileira. Interação em Psicologia, v. 16, n. 1, p. 51-61, 2012.

SAMUELSSON, M.; BOYUM, S. Education for deliberative democracy: Mapping the field. Utbildning

& Democrakti, v. 24, n. 1, p.75-94, 2015.

STASAVAGE, D. Polarization and publicity: Rethinking the benefits of deliberative democracy.

Journal of Politics, v. 69, n. 1, p. 59–72, 2007.

STEINER, J., BÄCHTIGER, A., SPÖRNDLI, M., STEENBERGEN, M. R. Deliberative politics

in action: analyzing parliamentary discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

STEINER, J.; JARAMILLO, M. C.; MAIA, R. C. M.; MAMELI, S. Deliberation across deep

divisions: Transformative moments. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

STEVENSON, H.; DRYZEK, J. S. Democratizing global climate governance. Cambridge, UK:

Cambridge University Press, 2014.

STRANDBERG, K; GRÖNLUND, K. Online deliberation: Theory and practice in virtual mini-

-publics. In: GRÖNLUND, K; BÄCHTINGER, A; SETÄLÄ, M (eds.), Deliberative mini-publics:

involving citizens in the democratic processes. Colchester, UK: ECPR Press, 2014, p. 93-113.

STROMER-GALLEY, J.; WICHOWSKI, A. Political discussion online. In: CONSALVO, M;

ESS, C; BURNETT, R (Eds.), Blackwell handbook of internet studies. London, UK: Blackwell,

2011. Pp 168-187.

166 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.19, n. 41 [149-166] set-dez 2018

Comunicação Política e educação

TESTA, A. C.; & COLEMAN, L. M. Accessing research participants in schools: a case study of

a UK adolescent sexual health survey. Health education research, v. 21, n. 4, p. 518-526, 2006.

THOMPSON, D. F. Deliberative democratic theory and empirical political science. Annual Review

of Political Science, n.11, p. 497-520, 2008.

THORNBERG, R. School democratic meetings: Pupil control discourse in disguise. Teaching

and Teacher Education, n. 26, p. 924-932, 2010.

UNGER, J. B.; GALLAHER, P.; PALMER, P. H.; BAEZCONDE-GARBANATI, L.; TRINIDAD,

D. R.; CEN, S.; JOHNSON, C. A. No news is bad news: Characteristics of adolescents who

provide neither parental consent nor refusal for participation in school-based survey research.

Evaluation Review, v. 28, n. 1, p. 52-63, 2004.

WARREN, M.E.; PEARSE, H. Designing deliberative democracy: The British Columbia Citizens’Assembly.

Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Baptista, Érica A., Sanglard, F. N., Cal, D. G., Vimieiro, A. C., Maia, R. C. M., & Veiga, V. O. (2018). Comunicação Política e educação: desenvolvimento de capacidades deliberativas entre jovens da rede pública de ensino no Brasil. Comunicação & Inovação, 19(41). https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5520

Edição

Seção

Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018