Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5512Palavras-chave:
Comunicação, Pesquisa Aplicada, Mestrado PprofissionalResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados Profissionais
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
BARROS, E. C.; VALENTIM, M. C.; MELO, M. A. A. O debate sobre o mestrado profissional
na Capes: trajetória e definições. RBPG: Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2,
n. 4, p. 124-138, 2005. DOI: https://doi.org/10.3917/inso.124.0138
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 80,
de 16 de dezembro de 1998. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 1999. Seção 1, p. 14.
Disponível em: Acesso em: 20 maio 2017.
______. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório Quadrienal: área Comunicação e Informação; 2017.
______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe
sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, n. 248, p. 20-21.
29 dez. 2009b.
______. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 7, de 22 de junho de 2009. Dispõe sobre
o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior – Capes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, n. 117, p. 31. 23 jun. 2009a.
______. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação. Documento de Área. Ciências Sociais Aplicadas 1, 2016. 19 p.
LOPES, M.I.V. Pesquisa de comunicação: questões epistemológicas, teóricas e metodológicas.
Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. v. 27, n. 1, p.13-399, 2004.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis:
Vozes, 2002.
NASCIMENTO, R.N.A. Apontamentos sobre pesquisa em comunicação: trilhas epistemológicas
- C&S, São Bernardo do Campo, v. 38, n. 3, p. 341-373, 2016.
NEGRET, F. A identidade e a importância dos mestrados profissionais no Brasil e algumas considerações para a sua avaliação. Revista Brasileira de Pós Graduação. Brasília, v. 5, n. 10, 2008.
NEGRI, F. (org.) Novos caminhos para a inovação no Brasil. Washington (DC): Wilson Center,
2018
PERUZZO, C.M.K. Apontamentos para a metodologia e métodos para a pesquisa em comunicação no Brasil. Comunicação e Sociedade. Braga, v.33, p. 25-40, 2018 DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.33(2018).2905
PIQUET, R. Mestrado profissionalizante: relato de uma experiência. Regiões e Cidades. Campos
dos Goytacazes, v. 1, n. 1, p. 2-9, 2008.
QUEIROZ, G.B.R. Plano de comunicação em jornalismo científico para assessoria de imprensa/CODECOM da UEPB. 2017. 181f. Dissertação (Mestrado Profissional em Jornalismo)
– Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino
de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de
Ensino de Física. Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 66-80, 2009. Disponível em: < https://periodicos.
ufsc.br/index.php/fisica/issue/view/1167>. Acesso em: 3 set. 2018.
RENÓ, D.P. Pesquisa aplicada em comunicação: uma tendência necessária. Comunicação &
Sociedade. São Paulo, v. 36, n. 1, p. 7-30, 2014.
RIBEIRO, C. R. R. A universidade como disputa da reprodução social: contribuição ao debate
sobre os mestrados profissionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília, v. 7, n. 14, p.
433-450, 2010.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da praxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grec

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.