Economia criativa: uma análise sobre o crescimento do mercado das Indústrias Criativas

Autores

  • José Alexandre Ferreira Filho Universidade Católica de Pernambuco
  • Tatiane Gonçalves de Lima Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Anthony José da Cunha Carneiro Lins Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5501

Palavras-chave:

Economia Criativa, Tendências, Cenários Econômicos

Resumo

O ambiente mercadológico que vivemos hoje, está inserido em uma rede de constantes mudanças. A Economia Criativa vem em um crescimento contínuo desde da década de 1990, com isso, novos cenários econômicos atingem grande expansão. Tendo em vista essas mudanças, cabe a análise sobre como está funcinando o mercado das Indústrias Criativas no Brasil, seus segmentos mais fortes e as possíveis novas tendências.

Downloads

Biografia do Autor

José Alexandre Ferreira Filho, Universidade Católica de Pernambuco

Docente da UNICAP desde 1999, graduado em Engenharia Elétrica (UFPE, 1989), mestre em Economia (UFPE, 1993), doutor em Ciência Política (UFPE, 2006) e pós-doutorado pela Columbia University in the City of New York, onde foi Visiting Scholar do Institute of Latin American Studies (Ilas, 2009). Atua nos cursos de Economia e Direito da UNICAP. Como profissional, atual como auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Como pesquisador, dedica-se à investigação nas áreas de Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.

Tatiane Gonçalves de Lima, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Mestranda em Indústrias Criativas pela UNICAP, formada em ciências contábeis. Atualmente pesquisa assuntos relacionados a Economia Criativa e as Indústrias Criativas, com experiência na escrita de artigos científicos e apresentações de trabalhos em congressos nacionais e regionais sobre as temáticas acima.

Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Biotecnologia pelo programa Renorbio (Fevereiro/2018), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo como tema de pesquisa Aplicação de Aprendizagem de Máquina no Diagnóstico de Declínio Cognitivo e Demência de Alzheimer baseado em Testes Cognitivos e Marcadores Genéticos. Possui título de Mestre em Engenharia da Computação, com ênfase em Computação Inteligente, pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Agosto/2012), sob orientação do Prof Dr Carmelo Jose Albanez Bastos Filho e co-orientação do Prof Dr Fernando Buarque Lima Neto, tendo como tema de pesquisa a Paralelização de Algoritmos baseados em Cardumes utilizando Unidades de Processamento Gráfico. Concluiu a graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada do Recife (2003). Possui vasta experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Linguagens de Programação e projetos de inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, prospecção de negócios, sistemas inteligentes, e jogos.

Referências

BARCELLOS, Ekaterina Emmanuil Iglesis; BOTURA, Galdero Jr; RAMIREZ, Claudia Marcela

Sanz. A Economia Criativa no Ambiente dos Parques e Incubadoras. XXV CONFERÊNCIA

DA AMPROTEC DE EMPREENDEDORISMO E AMBIENTES DE INOVAÇÃO, 2015, Cuiabá, p.1-18.

BENDASSOLLI, Pedro F. et al. Indústrias Criativas:: Definição, Limites e Possibilidades. Rae, São Paulo, v. 49, n. 1, p.10-18, mar. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000100003

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade . Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.

DCMS (Department for culture, media and sport). Creative industries mapping document. Disponível em: http://www.culture.gov.uk/Reference_library/Publications/archive_2001/ci_mapping_

doc_2001.htm. Acessado em julho de 2017.

EDUARDO EUGÊNIO GOUVÊA VIEIRA (Presidente). Federação das Indústrias do Estado do

Rio de Janeiro Sistema Firjan (Org.). Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil: Diagnósticos e mapeamentos setoriais. Rio de Janeiro: Frota & Cia, 2016. 61 p. Publicações Sistema

FIRJAN Pesquisas

FERREIRA, Laércio de Matos. A inovação tecnológica e as dinâmicas locais: Estudo comparativo de APLs de software no nordeste do Brasil. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

HANSON, Dennis. Indústrias Criativas. Sistemas & Gestão,Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p.222-238, nov. 2012. DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2012.v7.n2.a7

HOPPE, Aderbal Afonso; FAVARON, Fábio Luiz Lourenço; TAKENOUCHI, Pedro Issao. DISCUSSÃO SOBRE VALOR ECONÔMICO: GERAÇÃO, INFORMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

NA CONTABILIDADE GERENCIAL. Redeca, São Paulo, v. 1, n. 2, p.182-215, dez. 2014.

HOWKINS, John. Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo:

M.Books, 2012. DOI: https://doi.org/10.1002/wilm.10094

FLORIDA, Richard. A ascensão da classe criativa – e seu papel na transformação do trabalho,

do lazer, da comunidade do cotidiano. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.

JAMBEIRO, Othon; FERREIRA, Fábio. Compreendendo as Indústrias Criativas de Mídia:: Contribuições da Economia Política da Comunicação. Revista Comunicação Midiática, Salvador, v.

7, n. 3, p.178-194, dez. 2012.

JONES, Charles. Introdução à teoria do crescimento econômico. Editora Campus, 1a edição

edition, 2000.

KUMAR, Krishan. Da sociedade Pós-industrial à Pós-moderna: Novas teorias sobre o mundo

contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. Rio de janeiro: Editora Pioneira Thomson Learning, 2005, p.65.

OLIVEIRA, João Maria de; ARAUJO, Bruno Cesar de; SILVA, Leandro Valério. Panorama da

Economia Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: Contexto, 2013. 54 p. IPEA - Instituto de Pesquisa

Econômica Aplicada.

SHAPIRO, Carl; VARIAN, Hal R. A economia da Informação: como os princípios econômicos

se aplicam a era da internet. Rio de janeiro: Editora Campus, 1999.

UNESCO. Understanding creative industries: cultural statistics for public-policy making. Disponível em: Acesso em 16 de Jul. 2017

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Ferreira Filho, J. A., Lima, T. G. de, & Lins, A. J. da C. C. (2019). Economia criativa: uma análise sobre o crescimento do mercado das Indústrias Criativas. Comunicação & Inovação, 20(42). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5501