Economia criativa: uma análise sobre o crescimento do mercado das Indústrias Criativas

Autores

  • José Alexandre Ferreira Filho Universidade Católica de Pernambuco image/svg+xml
  • Tatiane Gonçalves de Lima Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Anthony José da Cunha Carneiro Lins Universidade Católica de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5501

Palavras-chave:

Economia Criativa, Tendências, Cenários Econômicos

Resumo

O ambiente mercadológico que vivemos hoje, está inserido em uma rede de constantes mudanças. A Economia Criativa vem em um crescimento contínuo desde da década de 1990, com isso, novos cenários econômicos atingem grande expansão. Tendo em vista essas mudanças, cabe a análise sobre como está funcinando o mercado das Indústrias Criativas no Brasil, seus segmentos mais fortes e as possíveis novas tendências.

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Biografia do Autor

  • José Alexandre Ferreira Filho, Universidade Católica de Pernambuco
    Docente da UNICAP desde 1999, graduado em Engenharia Elétrica (UFPE, 1989), mestre em Economia (UFPE, 1993), doutor em Ciência Política (UFPE, 2006) e pós-doutorado pela Columbia University in the City of New York, onde foi Visiting Scholar do Institute of Latin American Studies (Ilas, 2009). Atua nos cursos de Economia e Direito da UNICAP. Como profissional, atual como auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Como pesquisador, dedica-se à investigação nas áreas de Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.
  • Tatiane Gonçalves de Lima, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
    Mestranda em Indústrias Criativas pela UNICAP, formada em ciências contábeis. Atualmente pesquisa assuntos relacionados a Economia Criativa e as Indústrias Criativas, com experiência na escrita de artigos científicos e apresentações de trabalhos em congressos nacionais e regionais sobre as temáticas acima.
  • Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Universidade Católica de Pernambuco
    Doutor em Biotecnologia pelo programa Renorbio (Fevereiro/2018), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo como tema de pesquisa Aplicação de Aprendizagem de Máquina no Diagnóstico de Declínio Cognitivo e Demência de Alzheimer baseado em Testes Cognitivos e Marcadores Genéticos. Possui título de Mestre em Engenharia da Computação, com ênfase em Computação Inteligente, pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Agosto/2012), sob orientação do Prof Dr Carmelo Jose Albanez Bastos Filho e co-orientação do Prof Dr Fernando Buarque Lima Neto, tendo como tema de pesquisa a Paralelização de Algoritmos baseados em Cardumes utilizando Unidades de Processamento Gráfico. Concluiu a graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada do Recife (2003). Possui vasta experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Linguagens de Programação e projetos de inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, prospecção de negócios, sistemas inteligentes, e jogos.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Economia criativa: uma análise sobre o crescimento do mercado das Indústrias Criativas. (2019). Comunicação & Inovação, 20(42). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5501