Pesquisa Aplicada em Comunicação - O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra

Autores

  • Márcio Carneiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5469

Palavras-chave:

Design science, pesquisa aplicada, métodos digitais

Resumo

Problematiza-se a baixa incidência de pesquisas de cunho aplicado no Campo da Comunicação, a partir das origens históricas ligadas ao seu desenvolvimento. Utilizando a proposta epistemológica da Design Science (DS) demonstramos caminhos possíveis para contornar o problema, apresentando exemplos de cunho aplicado já finalizados e em andamento. Conclui-se pela necessidade de arejamento e conexão com áreas tais como Design e Ciência da Computação para a formação de equipes multidisciplinares capazes de operar sobre os problemas e transformações contemporâneas de forma mais efetiva e evitar um alijamento dos pesquisadores da Comunicação em iniciativas científicas importantes nesse contexto.

Downloads

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos

Professor da área de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Professor permanente do Programa de Design da UFMA. Boslsita de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP .

Referências

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel; PROENÇA, Adriano; ANTUNES JR., José. Design Science

Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

FRANCISCATO, Carlos. A Inovação Metodológica Como Problema Na Pesquisa Em Jornalismo Digital. Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura, v. 15, n. 1, 2017, pp. 25-46. Disponível

em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/>. Acesso em: 23 jul. 2017.

GIBBONS, M. et al. The new production of knowledge: the dynamics of science and research

in contemporary societies. London: Sage, 1994.

LE MOIGNE, J. Le Constructivisme - fondements. Paris: ESF, 1994.

MACHADO, Elias. As limitações metodológicas nas pesquisas em Jornalismo: um estudo dos

trabalhos apresentados no GT de Jornalismo da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 10.

2012. Anais... Curitiba, 2012. Disponível em: <http://soac.unb.br/index.php/ENPJor/XENPJOR/

paper/view/2146>. Acesso em: 26 jan. 2015.

______.; ROHDEN, Júlia. Metodologias de Pesquisa Aplicadas ao Jornalismo: Um estudo dos

trabalhos apresentados na SBPJor (2003-2007). Brazilian Journalism Research. v. 12, n. 1, p.

228-245. 2016.

______.; SANT’ANNA, Jéssica. Limitações metodológicas na pesquisa em Jornalismo: Um estudo dos trabalhos apresentados no GT de Jornalismo da COMPÓS (2000-2010). Revista Brasileira de Jornalismo, v.1, n. 1, p. 29-45. 2014. DOI: https://doi.org/10.18661/2318-857X/pauta.geral.v1n1p26-42

MARCH, S.; SMITH, G. Design and natural science research on information technology. Decision Support Systems, v. 15, p. 251-266, 1995. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-9236(94)00041-2

SANTOS, Márcio; FRANCISCO, Rodrigo; TRÄSEL, Marcelo. Tecnologia digital aplicada ao

Jornalismo: relato de três experiências de desenvolvimento de software em universidades brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO – SBPJOR,

13., 2015. Anais... Campo Grande, 2015. Disponível em: <http://soac.unb.br/index.php/ENPJor/

XIIIENPJor/paper/view/4676/1149>. Acesso em: 22 mar. 2018.

SANTOS, Marcio. Conversando com uma API: um estudo exploratório sobre TV social a partir

da relação entre o twitter e a programação da televisão. Revista Geminis, v. 4, n. 1, p. 89-107,

São Carlos. 2013. Disponível em:

view/129/101>. Acesso em: 20 abr. 2013.

______. Textos gerados por software. Surge um novo gênero jornalístico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37. 2014. Anais..., Foz do Iguaçu, 2014. Disponível em: <http://www.labcomufma.com/biblioteca-digital>. Acesso em:

26 jan. 2014.

______. Métodos Digitais: a internet e as redes como instrumentos de pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Anais V Colóquio Brasil-Argentina,

2015. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/lista_area_COL.htm>. Acesso em: 29 jul. 2016.

______. Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção – Como big data, inteligência artificial,

realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo.

2016. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0BwblN2uXiXNjQnNMOFFUQjc2enM/

view>. Acesso em: 21 jul. 2017.

SIMON, Herbert. The sciences of the artificial. 3. ed. Cambridge: MIT Press, 1996.

ROMME, A. Making a difference: organization as design. Organization Science, v. 14, n. 5, p. DOI: https://doi.org/10.1287/orsc.14.5.558.16769

558-573, 2003.

VAN AKEN, J. E. The research design for design science research in management. Eindhoven:

[s.n.], 2011.

WALLS, J.; WYIDMEYER, G.; SAWY, O. Building an information system design theory for

vigilant EIS. Information Systems Research, v. 3, n. 1, p. 36-60, 1992. DOI: https://doi.org/10.1287/isre.3.1.36

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Santos, M. C. dos. (2018). Pesquisa Aplicada em Comunicação - O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra. Comunicação & Inovação, 19(41). https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5469

Edição

Seção

Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018