Subjetividade pós-mídia nas diferentes telas : o cinema menor na Baixada Fluminense

Autores

  • Alita Villas Boas Sá Rego

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5379

Palavras-chave:

Inovação, subjetividade, cinema digital

Resumo

Este texto  trata: dos processos de subjetivação decorrentes convergência tecnológica;da questão do realismo nos cinemas analógico e digital; da passagem do conceito de cinema para o de audiovisual; da caracterização do cinema menor; das práticas realizadas durante a produção  de um curta-metragem de ação realizado pelos alunos de uma faculdade de educação da Baixada Fluminense. Utilizamos como metodologia os conceitos de Deleuze e Guattari, a bibliografia específica das áreas do cinema, tanto analógico quanto digital, das tecnologias de comunicação e informação e da convergência tecnológica.

Downloads

Biografia do Autor

Alita Villas Boas Sá Rego


Alita Sá RegoProf. Dra. Adjunta UERJ/FEBFCoordenadora do Laborav/Laboratório de Recursos  Audiovisuais/UERJ-FEBFProf. do PPG Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. FEBF/UERJProf. Dept Fundamentos Científicos da Educação

Referências

ALVEZ, Marta Pinho. Cinema 2.0: Modalidades de produção cinemática no tempo do digital.

Covilhã,Portugal. Ed. LavCom.IFP. 2017. Disponível em http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/201711091353-201711_cinema20_mpalves.pdf. Acesso em: 07 jun. 2018.

ANTOUN, Henrique (org.). WEB 2.0. Participação e vigilância na era da comunicação distribuída.

Rio de Janeiro; Ed. Mauad X. 2008.

DELEUZE, Gilles. A Imagem movimento. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. São Paulo: Ed. Forense, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.2. Rio de

Janeiro: Ed.34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.4. Rio de

Janeiro: Ed.34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

GUDREAULT, André; MARION, Philippe. O fim do cinema? Uma mídia em crise na era digital.

Campinas, SP: Papirus, 2016.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

122 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [108-123] jan-abr 2019

Alita Villas Boas Sá Rego

HAMUS-VALLÉE, Réjane. Retours vers le passé: images de synthèse et cinema. Cahiers du

Cinema, Paris, Hors Serie, 1999.

HAMUS-VALLÉE, Réjane. Les effets speciaux. Paris: Ed Cahiers du Cinéma, 2004.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph Ltda., 2006.

JENKINS, Henry. Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Nova Iguaçu, RJ” Marsupial

Editora, 2015.

JULLIER, Laurente. L’écran post-moderne: un cinema de l’allusion et du feu d’artifice. Paris

:L’Harmattan, 1997.

KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no

estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KASTRUP, Virginia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n.

1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

LAZZARATO, Maurizio. Creer des mondes: capitalisme contemporain et guerres esthetiques In:

Multitudes 15. Art Contemporain La recherché du dehors. Paris, hiver. 2004 Disponível em

https://www.cairn.info/revue-multitudes-2004-1-page-229.htm. Ultimo acesso em 30/09/2017.

OLIVEIRA, Bernardo Simbalista. Zumberj: Cinema, Tecnologia e Invenção na Faculdade de

Educação da Baixada Fluminense. Dissertação. Duque de Caxias, RJ: Faculdade de Educação da

Baixada Fluminense/UERJ. 2017.

RECUERRO, Raquel. Problematizando fãs e fan fictions 20 anos depois. In: JENKINS, Henry.

Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2015.

RHEINGOLD, Howard. Foules inteligentes: la revolution qui commence. Paris: Éditions

M2, 2005.

ROLNIK, Sueli. Subjetividade antropofágica. In: DOMINGUES MACHADO, Leila; CAMPELO, Maria Cristina; DE BARROS, Maria Elizabeth (org.). Texturas da psicologia, subjetividade e política no contemporâneo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.P.11-2. Disponível

em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Subjantropof.pdf. Acesso em:

01 nov. 2016.

123 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [108-123] jan-abr 2019

Subjetividade pós-mídia nas diferentes telas: o cinema menor na Baixada Fluminense

ROLNIK, Sueli. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. In: LINS,

Daniel (org.). Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997. p. 19-24.

Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Subjantropof.pdf.

Acesso em: 01 nov. 2016.

ROLNIK, Sueli. Novas tecnologias e as narrativas sensoriais no cinema do século XXI: filmes

de ação de Hong Kong e Hollywood. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura)- Escola de

Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

SÁ REGO, Alita. Experimentando teorias e práticas inventivas na aprendizagem da produção

audiovisual. In: NAGAMI, Eliane (org.). Processos educativos na interface Educação e Comunicação. Ilheus, BA: Editus,2016

STAN, Robert. Introdução à teoraia do cinema. Campinas, SP: Papirus. 2003.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Sá Rego, A. V. B. (2019). Subjetividade pós-mídia nas diferentes telas : o cinema menor na Baixada Fluminense. Comunicação & Inovação, 20(42). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5379