O discurso em situação de entrevista política: posicionamento e estratégias discursivas dos atores políticos

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon UFSM
  • Marizandra Rutilli Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5273

Palavras-chave:

discurso, entrevista política, atores políticos.

Resumo

Este artigo objetiva compreender o rádio enquanto “ator político” Borrat (1989) e a prática estratégica da entrevista política. A entrevista política revela-se como um espaço de análise dos recursos e das estratégias tanto do discurso midiático quanto do político. Enquanto “palavra pura e palavra questionada” (CHARAUDEAU, 2012), comparadas a um “jogo de esgrima” (PIATTI, 2019), com estratégias de ataque e contra-ataque entre os envolvidos, se vale da dramaturgia, encenando o ethos por meio de procedimentos linguísticos expressivos e enunciativos (CHARAUDEAU, 2015).

Downloads

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon, UFSM

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) . Líder do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Política" (UFSM/CNPq)

Marizandra Rutilli, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BORRAT, Hector. El periódico, ator político. Barcelona: Editorial Gustavo, 1989.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução Angela S. M. 2. ed., 1. reimpressão.

São Paulo: Contexto, 2012.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. Tradução Fabiana K. e Dilson F. C e 2. ed., 2. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20. Canoas: Ed. Ulbra, 2007.

GAÚCHAZH. Julgamento de Lula no TRF4: a semana em que os olhares se voltam ao RS.

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2018/01/julgamento-de-lula-no-

-trf4-a-semana-em-que-os-olhares-se-voltam-ao-rs-cjcpg3ktt00nw01lk9p8yuyw2.html. Acesso

em: 15 fev. 2018.

MCLEISH, Robert. Produção de Rádio – Um Guia Abrangente de produção radiofônica. São

Paulo: Summus Editorial, 2001.

PIATTI, Guillermina. La entrevista radiofónica como esgrima verbal: estructura y función de

los episódios Polémicos. Revista Onomazéin, Chile, n.19, 2009, p. 89-110. DOI: https://doi.org/10.7764/onomazein.19.05

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Pozobon, R. de O., & Rutilli, M. (2019). O discurso em situação de entrevista política: posicionamento e estratégias discursivas dos atores políticos. Comunicação & Inovação, 20(42). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5273