Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas

Autores

  • Fabiano Rodrigues Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)
  • Leandro Vieira Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5253

Palavras-chave:

Jornalismo, Fusões e Aquisições, Gestão de mídia

Resumo

Fusões e aquisições (F&A), na cadeia de valor da indústria informativa, são opções estratégicas para renovação de competências. Este estudo desenvolve um modelo conceitual para análise de operações de aquisição, em especial aquelas em que o jornalismo não se configura como o core business da empresa compradora. Como contribuição teórica, o modelo possibilita a avaliação de potenciais tensões entre a visão orientada para negócio (compradora) e a orientação jornalística (comprada) nas três etapas de uma aquisição: negociação prévia, integração das operações e resultados derivados do novo arranjo organizacional.

Downloads

Biografia do Autor

Fabiano Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e bacharel em Engenharia de Produção pela USP. Professor adjunto e pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

E-mail: frodrigues@espm.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7850626093725345.

Leandro Vieira, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

Bacharel em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e mestrando em Produção Jornalística e Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com pesquisa focada na área de Media Management.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9180131713727187


Referências

ALBARRAN, A. B. Assessing the Field of Media Management and Economics Research:

Looking Back, Looking Forward. Palabra Clave. v. 17, n.4, p. 1025-1040, 2014. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2014.17.4.2

ALEXANDER, A.; OWERS, J. Market Reactions to Merger, Acquisition, and Divesture Announcements

in the Media Industries. International Journal on Media Management. v. 13, 2011, p. 253-276. DOI: https://doi.org/10.1080/14241277.2011.597364

ANDERSON, C.W., BELL, E., SHIRKY, C. Jornalismo Pós-Industrial: adaptação aos novos tempos.

Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, n. 51, abr-jun. 2013. Disponível em:

www.espm.br/download/2012_revista_jornalismo/Revista_de_Jornalismo_ESPM_5/files/assets/

common/downloads/REVISTA_5.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2017.

ANDERSSON, U.; WIIK, J. Journalism Meets Management: Changing leadership in Swedish

News organizations. Journalism Practice. v. 7, n. 6, p. 705-719, abril/2013. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2013.790612

BAND. Linha do tempo. Band.com. Disponível em: <http://www.band.uol.com.br/grupo/historia.

asp>. Acesso em: 26 dez. 2017.

BARROS, B. T.; CANÇADO, V. L. Aquisições: um perfil das operações no Brasil. Nova Lima:

Fundação Dom Cabral, 2003.

BAUER, F.; MATZLER, K. Antecedents of M&A Success: yhe role of strategic complementarity,

cultural fit, and degree and speed of integration. Strategic Management Journal, v. 35, p. 269-

291, 2014

BELL, E., TAYLOR, O., BROWN, P., HAUKA, C., RASHIDIAN, N. A Imprensa nas Plataformas.

Revista de Jornalismo ESPM. n. 20, ano 6, p. 48-83. Jul/dez 2017.

BENDER, R.; WARD, K. Corporate Financial Strategy. 2nd. ed. U.S.A.: Butterworth-Heinemann,

2005.

CAMARGOS, M., A.; COUTINHO, E., S. A Teoria da Firma e a Fundamentação Teórica para

Fusões e Aquisições: uma análise de suas interfaces. RAC-Eletrônica, v.2, n. 2, p. 273-295,

maio/agosto, 2008.

CAPRON, L.; PRISTE, N. When do Acquires Earn Abnormal Returns? Strategic Journal Management,

v. 23, n. 9, p. 781-794, 2002.

104 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [88-107] jan-abr 2019

Fabiano Rodrigues & Leandro Vieira

CASTRO, D., M., F., de. Criação de Valor em Fusões e Aquisições. Dissertação de mestrado em

Administração. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

COMCAST CORPORATION. Connecting You to What Matters. Disponível em: < https://corporate.

comcast.com/company >. Acesso em: 29 dez. 2017.

CROTEAU, D. R.; HOYNES, W. D. The Business of Media: corporate media and the public

interest. 2ª ed. SAGE Publications, 2005.

DEUZE, M., WITSCHGE, T. O que o jornalismo está se tornando. Revista Parágrafo, v.5, n.2,

p. 7-20, jul/dez 2016.

DISNEY. About the Wall Disney Company. Disponível em: <https://www.thewaltdisneycompany.

com/about/#our-businesses>. Acesso em: 22 out 2018.

DUARTE, R.G.; SAYÃO, A.C.M.; TANURE, B. Mudanças na Cultura Pós-Aquisição: o caso da

Empresa Alfa. In: ENCONTRO DA ANPAD, 30., 2006. Anais [...]. Salvador, 2006.

DUCHESSI, P., BISWAS, R. Value Creation in Publishing Industry: the impact of acquiring IT

services firms between 2002 and 2007. International Journal on Media Management. v. 15, p.

211-218, dez/2013.

EMPIRICUS. Encontramos um inimigo e nos juntamos a ele. Empiricus. São Paulo, 2016. Disponível

em: <https://www.empiricus.com.br/blog/encontramos-um-inimigo-e-nos-juntamos-a-ele/>.

Acesso em: 26 dez. 2017.

EVETTS, J. The Management of Professionalism: a contemporary paradox. School of Sociology

and Social Policy. University of Nottingham. Londres, 2005.

FCC. Federal Communications Commission. 2013. Disponível em: <https://www.fcc.gov/general/

telecommunications-act-1996>. Acesso: em 15 dez. 2017.

FOLHA DE S.PAULO. Cade aprova venda dos Diários Associados do Nordeste. Folha de

S.Paulo. São Paulo, 27 jan. 2015. Mercado. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/

2015/01/1581221-cade-aprova-venda-dos-diarios-associados-do-nordeste.shtml>. Acesso

em: 26 dez. 2017.

105 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [88-107] jan-abr 2019

Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas

FOLHA DE S.PAULO. Grupo Globo adquire controle do jornal ‘Valor Econômico’. Folha de

S.Paulo, São Paulo, 13 set. 2017. Mercado. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/

2016/09/1812854-grupo-globo-adquire-controle-do-jornal-valor-economico.shtml>. Acesso

em: 26 dez. 2017.

GRUPO FOLHA. Conheça o grupo. Grupo Folha. São Paulo. Disponível em:

folha.uol.com.br/institucional/>. Acesso em: 26 dez. 2017.

GUIMARÃES, S. P. Rede Record vende jornal Hoje em Dia para Grupo Bel. Exame.com. 12

set. 2013. Negócios. Disponível em: < https://exame.abril.com.br/negocios/rede-record-vende-

-jornal-hoje-em-dia-para-grupo-bel/>. Acesso em: 26 dez. 2017.

HITT, M. A.; HARRISON, J. S.; IRELAND, R. D. Mergers and Acquisitions: a guide to creating

value for stakeholders. Oxford University Press, 2001.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISON, R. E. Administração Estratégica: competitividade

e globalização. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; SIRMON, D. G.; THAMS, C. A. Strategic Entrepreneurship:

creating value for individuals, organizations and society. The Academy of Management Perspectives,

v. 15, n. 2, p. 57-75, 2011. DOI: https://doi.org/10.1024/0939-5911.a000084

KAHIL, G. XP Investimentos compra portal financeiro InfoMoney. Exame.com. 08 set. 2011.

Mercados. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mercados/xp-investimentos-compra-portal-

financeiro-infomoney/>. Acesso em: 26 dez. 2017.

MARKS, M. L.; MIRVIS, P. H. Joining Forces: making one plus one equal three in mergers,

acquisitions and alliances. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2010.

MEIO&MENSAGEM. Abril Cria Market Place de Clubes de Assinatura. Meio & Mensagem,

São Paulo, 18 mai. 2016. Mídia. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/

2016/05/18/grupo-abril-cria-marketplace-de-clubes-de-assinatura.html>. Acesso em: 26 dez.

2017.

MIERZJEWSKA, B. I.; HOLLIFIELD, C. A. Theoretical Approaches in Media Management Research.

In: ALBARRAN, A. B.; CHAN-OLMSTED, S. M.; WIRTH, M. O. (Org.). Handbook of

Media Management and Economics. Abingdon: Routledge, 2006. P. 37-65. Disponível em:

www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9781410615589.ch3>. Acesso em: 12 ago. 2016.

106 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [88-107] jan-abr 2019

Fabiano Rodrigues & Leandro Vieira

NEVEU, E. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

NEWS CORP. Delivering extraordinary experiences for our customers and consumers is at the

heart of who we are. News Corp. Disponível em: <https://newscorp.com/who-we-are/>. Acesso

em: 29 dez. 2017.

PICARD, R. G. Commercialism and Newspaper Quality. Newspaper Research Journal. v. 25, DOI: https://doi.org/10.1177/073953290402500105

n. 1, p. 54-65, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/occmed/kqh056

PICARD, R. G. Why Journalists Deserve Low Pay. Robert Picard. Presentation to the Reuters

Institute for Study of Journalism, RISJ Seminar, University of Oxford, maio/2009. Disponível

em: < http://www.robertpicard.net/PDFFiles/whyjournalistsdeservelowpay.pdf>. Acesso em: 18

ago. 2017.

PLANALTO. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Presidência da República. Disponível

em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6404consol.htm>. Acesso em: 26 dez 2017.

RODRIGUES, F. Dinâmica do processo decisório em equipe: análise temporal-ambiental. Tese

de doutorado em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

RODRIGUES, F; ROCHA, T. V.; CAPOANO, E. Gestão e Decisões Estratégicas em Negócios de

Mídia: um meta estudo. In: ENCONTRO DE ESTUDOS DE ESTRATÉGIA, 8., 2017, Curitiba.

Anais eletrônicos… Curitiba: ANPAD, 2017. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/~anpad/

eventos.php?cod_evento=3&cod_evento_edicao=87&cod_edicao_subsecao=1424&cod_edicao_

trabalho=22528>. Acesso em: 14 set. 2017.

SIEGERT, G., GERTH, M. A., RADEMACHER, P. Brand Identity-Driven Decision Making by

Journalists and Media Managers: the MBAC model as a theoretical framework. International

Journal on Media Management. v. 13, p. 53-70, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/14241277.2010.545363

SILVA, E.S.; FIRMO, L.A.; SILVA, M.F.B.; e ALMEIDA, S.F. Fusões e Incorporações: decisões

estratégicas que elevam o poder de uma organização. REBRAE - Revista Brasileira Estratégica,

v.3, n.2, p. 161-169, Curitiba, maio/agosto de 2010.

TREVISAN, C. EUA derrubam regra relativa a concentração no setor de mídia. O Estado de

S. Paulo, São Paulo, 16 nov. 2017. Economia & Negócios. Disponível em:

estadao.com.br/noticias/geral,estados-unidos-votam-hoje-regra-sobre-concentracao-na-midia,

70002086067>. Acesso em: 26 dez. 2017.

107 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [88-107] jan-abr 2019

Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas

TURNER. Turner: about us. Disponível em: <https://www.turner.com/about-us>. Acesso em 22

out 2018.

UOL. Grupo Record adquire 10% das ações da filial da CNT Bahia. Na Telinha/UOL. 25

dez. 2014. Disponível em <http://natelinha.uol.com.br/noticias/2014/12/25/grupo-record-adquire-

10-das-acoes-da-filial-da-cnt-na-bahia-83782.php>. Acesso em 26 dez. 2017.

WIIK, J. Journalism in Transition: the professional identity of Swedish Journalists. Tese de doutorado

em Jornalismo e Comunicação, University of Gothenburg, 2010. Disponível em:

gupea.ub.gu.se/bitstream/2077/21853/1/gupea_2077_21853_1.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Rodrigues, F., & Vieira, L. (2019). Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas. Comunicação & Inovação, 20(42). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5253