Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5179Palavras-chave:
competência midiática, ativismo, the handmaid's taleResumo
A competência midiática envolve o domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes dos indivíduos em relação ao conteúdo. Nesse sentido, o fenômeno contribui para a autonomia e o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos. A partir deste aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática que estão em operação nos protestos organizados pelos fãs de The Handmaid’s Tale. Conclui-se que, a partir do universo ficcional da trama, os telespectadores ávidos se engajam em prol dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.
Downloads
Referências
AMARAL, A.; SOUZA, R. V.; MONTEIRO, C. De Westeros no #vemprarua à shippagem do beijo gay na TV
brasileira. Ativismo de fãs: conceitos, resistências e práticas na cultura digital. Galáxia, São Paulo,
n. 29, p. 141-154, jun. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2k7VwIi>. Acesso em: 31 jan. 2018.
BENNETT, L. Tracing textual poachers: reflections on the development of fan studies and digital fandom.
Journal of Fandom Studies, Oxford, v. 2, n. 1, p. 5-20, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2Gywpfh>.
Acesso em: 31 jan. 2018.
BONDARENKO, V. Planned parenthood staged a ‘Handmaid’s Tale’: inspired demonstration on Capitol
Hill to protest the healthcare bill. Business Insider, New York, 27 jun. 2017. Disponível em:
<https://read.bi/2KyEePK>. Acesso em: 31 jan. 2018.
BOOTH, P. Digital fandom: new media studies. New York: Peter Lang, 2010.
BORGES, G. et al. Fãs de Liberdade, Liberdade: curadoria e remixagem na social TV. In: Vassallo de
Lopes, M. I. (Ed.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 93-135.
BROUGH, M.; SHRESTHOVA, S. Fandom meets activism: rethinking civic and political participation.
Transformative Works and Cultures, New York, v. 10, 2012. Disponível em: <https://bit.ly/2KBkxa1>.
Acesso em: 31 jan. 2018.
DOW, B. Ally McBeal, lifestyle feminism, and the politics of personal happiness. The Comunication
Review, Abingdon, v. 5, n. 4, p. 259-264, set. 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2IseE2a>.
Acesso em: 31 jan. 2018.
FERRERO, C. No mundo pós-Trump, a revolução feminista se tingiu de vermelho. El País, São Paulo,
15 jul. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2GyS8Pu>. Acesso em: 31 jan. 2018.
FERRÉS, J; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores.
Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n, 1, p. 1-16, jan. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2rWbUgE>.
Acesso em: 31 jan. 2018.
GRANDÍO, M. Adictos a las series: 50 años de lecciones de los fanes. Barcelona: UOC, 2016.
‘HANDMAID’S tale’ protest at US Ohio abortion bill. BBC, Londres, 13 jun. 2017. Disponível em:
<https://bbc.in/>. Acesso: 31 jan. 2018.
HAUSER, C. A Handmaid’s Tale of Protest. The New York Times, 30 jun. 2017. Disponível em:
<https://nyti.ms/2IvFBOh>. Acesso em: 31 jan. 2018.
HERRERO-DIZ, P. et al. Estudio de las competencias digitales en el espectador fan español. Palabra
Clave, Bogotá, v. 20, n. 4, p,17-947, dez. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2uMbGPz>. Acesso
em: 31 jan. 2018.
HIRSJÄRVI, I. Alfabetización mediática, fandom y culturas participativas. Un desafío global. Anàlisi Monogràfic,
Barcelona, n. 48, p. 37-48, set. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2IRWcPP>. Acesso em: 31 jan. 2018.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2008.
______. Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Rio de Janeiro: Marsupial, 2015.
______. Lendo criticamente e lendo criativamente. Matrizes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 11-24, jul. 2012.
Disponível em: <https://bit.ly/2EkqAMr>. Acesso em: 31 jan. 2018.
JENKINS, H.; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia
propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
JONES, B. Being of service: X-Files fans and social engagement. Transformative Works and Cultures,
Tulane, v. 10, p.1-1, mar. 2011. Disponível em: <https://bit.ly/2LwqXaD>. Acesso em: 7 jun. 2018.
LEVINE, E. Grey’s Anatomy: Feminism. In: THOMPSON, E.; MITTELL, J. (Eds.). How to watch
television. New York: New York University Press, 2013. p. 139-147.
LOTZ, A. Redesigning women: television after the network era. Chicago: University of Illinois Press, 2006.
MARTIN, B. Homens difíceis: os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Família Soprano, Mad
Men e outras séries revolucionárias. São Paulo: Aleph, 2014.
MITTELL, J. Television and American culture. New York: Oxford University Press, 2010.
MORGAN, E. Mission. The Handmaid’s Coalition, 11 dez. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2M1Mg5b>.
Acesso em: 7 jun. 2018.
PEARSON, R. Fandom in the digital era. Popular Communication: The International Journal of Media
and Culture, Abingdon, v. 8, n. 1, p. 84-95, fev. 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2q5Q7nu>.
Acesso em: 31 jan. 2018.
PONIEWOZIC, J. Saving Chuck: dont’t applaud, throw money. Time, New York, 23 abr. 2009. Disponível
em: <https://ti.me/2KAqrbb>. Acesso em: 31 jan. 2018.
RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.
2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
ROSE, F. The art of immersion: how the digital generation is remaking Hollywood, Madison Avenue, and
the way we tell stories. New York: W. W. Norton & Company, 2011.
SIGILIANO, D.; CAVALCANTI, G.; BORGES, G. Feminismo e TV Social: a repercussão dos telespectadores interagentes sobre o empoderamento de Dana Scully em The X-Files. In: CONGRESSO
BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais… Curitiba:
Intercom, 2017. p. 1-15. Disponível em: <https://bit.ly/2GxieCa>. Acesso em: 31 jan. 2018.
THE HANDMAID’S COALITION. The handmaid’s guide. [S.l.], 2017. Disponível em:
<https://bit.ly/2rUG5q5>. Acesso em: 31 jan. 2018.
THE SYMBOLISM of the color red in The Handmaid’s Tale. Vanity Fair, New York, 10 maio 2017.
Disponível em: <https://bit.ly/2IvVCnn>. Acesso em: 31 jan. 2018.
VAGIANOS, A. Estas mulheres receberam Donald Trump vestidas como Offred, de ‘Handmaid’s Tale’.
Huffpost, 6 jul. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2rVETTD>. Acesso em: 18 maio 2018.
VAN ZOONEN, L. Entertaining the citizen: when politics and popular culture converge. Lanham: Rowman
& Littlefield, 2004.
WILLINGHAM, A. Activists are using a decades-old novel as a protest. CNN, Texas, 27 mar. 2017.
Disponível em: <https://cnn.it/2JqK9WS>. Acesso em: 31 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Daiana Sigiliano, Gabriela Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.