A objetividade no fotojornalismo: do testemunho ao traço do real

Autores

  • Renata Lohmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Taís Martins Portanova Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5151

Palavras-chave:

fotojornalismo, objetividade, fotografia, real

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a questão da objetividade no fotojornalismo. Para tal, faz um estudo do que é o fotojornalismo, sua história e seus conceitos formadores. Apresenta também a evolução dos paradigmas que conceituam a fotografia e o fotojornalismo, desde seu surgimento, e como a crença na objetividade, tão marcada nos primórdios, foi sendo reavaliada pelo homem.

 

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Biografia do Autor

Renata Lohmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, Mestre em Comunicação e Informação, com ênfase em Cultura e Significação, doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (Imaginalis).

Ana Taís Martins Portanova Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora do programa de pós-graduação em Comunicação e Informação e da graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (Imaginalis).

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Publicado

2018-07-20

Como Citar

Lohmann, R., & Barros, A. T. M. P. (2018). A objetividade no fotojornalismo: do testemunho ao traço do real. Comunicação & Inovação, 19(40), 56–70. https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5151