Entre a academia e o mercado onde comunicação e marketing se encontram: um estudo de caso da Rede Petrogas/SE

Autores

  • Aneliese de Castro Carlos , Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais
  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4931

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Marketing. Comunicação Integrada de marketing.

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre a ligação entre comunicação organizacional e marketing e a lacuna percebida entre a teoria acadêmica e a prática de mercado. Foram observadas empresas participantes da Rede Petrogas de Sergipe, analisadas sob a metodologia de estudo de caso único e holístico proposta por Yin. Por meio deste estudo pôde-se perceber que, mesmo atendendo a métodos rígidos propostos por normas internacionais, tanto a comunicação quanto o marketing vêm sendo muito negligenciados nas instituições analisadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aneliese de Castro Carlos, , Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais

    Mestra em Comunicação e pesquisadora Capes do Grupo Laboratório de Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduada em Gestão de Empresas pela Universidade Federal de Lavras com ênfase em Marketing. Professora de Comunicação Empresarial no curso de Publicidade da Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais.

  • Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

    Administrador de empresas e publicitário. Doutor em Ciências Sociais e mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BAKER, M. J. The marketing book. 5. ed. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2003. 875 p.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 639p. 1 v.

CHALMERS, R. B. Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1971. 176 p.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro:

Elsevier, 2003. 634 p.

DRUCKER, P. F. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova York: Harper & Row, 1973. 839 p.

KOTLER, P. Administração de marketing: o marketing do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Pretince

Hall, 2000. 764 p.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

240 p. Formato eletrônico.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e

ampl. São Paulo: Summus, 2003. 417 p.

______ (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. 1. ed. São Caetano

do Sul: Difusão, 2008. 308 p.

NASSAR, P.; FIGUEIREDO, R. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2008. 92 p.

(Coleção Primeiros Passos).

REDE PETROGAS SERGIPE. Quem somos. Rede Petrogas-SE, Sergipe, 12 maio 2010. Disponível em:

<https://goo.gl/yk9snY>. Acesso em: 7 jun. 2017.

TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 440 p.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 310 p.

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Entre a academia e o mercado onde comunicação e marketing se encontram: um estudo de caso da Rede Petrogas/SE. (2018). Comunicação & Inovação, 19(39). https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4931