Entre a academia e o mercado onde comunicação e marketing se encontram: um estudo de caso da Rede Petrogas/SE
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4931Palavras-chave:
Comunicação organizacional. Marketing. Comunicação Integrada de marketing.Resumo
Este trabalho propõe uma discussão sobre a ligação entre comunicação organizacional e marketing e a lacuna percebida entre a teoria acadêmica e a prática de mercado. Foram observadas empresas participantes da Rede Petrogas de Sergipe, analisadas sob a metodologia de estudo de caso único e holístico proposta por Yin. Por meio deste estudo pôde-se perceber que, mesmo atendendo a métodos rígidos propostos por normas internacionais, tanto a comunicação quanto o marketing vêm sendo muito negligenciados nas instituições analisadas.
Downloads
Referências
BAKER, M. J. The marketing book. 5. ed. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2003. 875 p.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 639p. 1 v.
CHALMERS, R. B. Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1971. 176 p.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2003. 634 p.
DRUCKER, P. F. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova York: Harper & Row, 1973. 839 p.
KOTLER, P. Administração de marketing: o marketing do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Pretince
Hall, 2000. 764 p.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
240 p. Formato eletrônico.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e
ampl. São Paulo: Summus, 2003. 417 p.
______ (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. 1. ed. São Caetano
do Sul: Difusão, 2008. 308 p.
NASSAR, P.; FIGUEIREDO, R. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2008. 92 p.
(Coleção Primeiros Passos).
REDE PETROGAS SERGIPE. Quem somos. Rede Petrogas-SE, Sergipe, 12 maio 2010. Disponível em:
<https://goo.gl/yk9snY>. Acesso em: 7 jun. 2017.
TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 440 p.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 310 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Aneliese de Castro Carlos, Matheus Pereira Mattos Felizola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.