Economia de valores éticos e sociais na produção digital para a TV pública no Reino Unido
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4689Palavras-chave:
Economia de valores éticos e sociais. TV pública. Produção multiplataforma.Resumo
Este artigo analisa o conceito de “economia de valores éticos e sociais” aplicado às produtoras independentes que fornecem conteúdo multiplataforma para as TVs públicas do Reino Unido. O texto é fundamentado em um projeto de pesquisa em que foram realizadas mais de cem entrevistas com atores da ecologia de produção. Argumentamos que, nas produtoras independentes digitais, a noção de “independência” é utilizada para tentar reconciliar a busca pelo lucro mas, ao mesmo tempo, há a busca pela realização de projetos em que seja possível fazer alguma diferença na sociedade.
Downloads
Referências
BENNETT, J. et al. Multiplatforming public service broadcasting: the economic and cultural role of UK
digital and TV independents. London: Royal Holloway, 2012.
BENNETT, J.; KERR, P. A 360 public service sector? The role of independent production in the UK’s
public service broadcasting landscape. In: LOWE, G. F.; STEEMERS, J. (Eds.). Regaining the
initiative for public service media. Gothenburg: Nordicom; University of Gothenburg Press, 2012.
p. 219-236. (Ripe).
BENNETT, J.; STRANGE, N. Linear legacies: managing multiplatform production process. In: JOHNSON,
D.; KOMPARE, D.; SANTO, A. (Eds.). Making media work: cultures of management in the entertainment industries. New York: New York University Press, 2014. p. 63-89.
CALDWELL, J. T. Worker blowback: user-generated, worker-generated and producer-generated content
within collapsing production workflows. In: BENNETT, J.; STRANGE, N. (Eds.). Television as
digital media. Durham, NC: Duke University Press: 2011. p. 283-310.
CHITTY, A. How multiplatform PSB stopped trying to change the world and grew up (but got smaller).
Critical Studies in Television, Thousand Oaks, v. 8, n. 1, p. 126-130, 2013.
FUCHS, C. Digital labour and Karl Marx. New York; Abingdon: Routledge: Taylor & Francis Group,
2014.
GREEN, J.; JENKINS, H. The moral economy of web 2.0: audience research and convergence culture.
In: HOLT, J.; PERREN, A. (Eds.). Media industries: history, theory, and method. Malden, MA;
Oxford: Wiley-Blackwell, 2009. p. 213-225.
HESMONDHALGH, D.; BAKER, S. Creative labour: media work in three cultural industries. London:
Routledge, 2011.
JENKINS, H. Fans, bloggers and gamers: exploring participatory culture. New York: New York University
Press, 2006.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: NYU Press, 2013.
KENNEDY, H. Net work: ethics and values in web design. Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2012.
LEE, D. The ethics of insecurity: risk, individualization and value in British independent television production. Television & New Media, Thousand Oaks, v. 13, n. 6, p. 480-497, 2012.
MCROBBIE, A. Clubs to companies: notes on the decline of political culture in speeded up creative worlds.
Cultural Studies, Abingdon, v. 16, n. 4, p. 516-531, 2002.
ROSS, A. No-collar: the humane workplace and its hidden costs. Philadelphia: Temple University Press,
2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Andrea Medrado, James Bennett, Niki Strange

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.