Economia de valores éticos e sociais na produção digital para a TV pública no Reino Unido

Autores

  • Andrea Medrado Universidade Federal Fluminense
  • James Bennett Royal Holloway University of London
  • Niki Strange Royal Holloway University of London

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4689

Palavras-chave:

Economia de valores éticos e sociais. TV pública. Produção multiplataforma.

Resumo

Este artigo analisa o conceito de “economia de valores éticos e sociais” aplicado às produtoras independentes que fornecem conteúdo multiplataforma para as TVs públicas do Reino Unido. O texto é fundamentado em um projeto de pesquisa em que foram realizadas mais de cem entrevistas com atores da ecologia de produção. Argumentamos que, nas produtoras independentes digitais, a noção de “independência” é utilizada para tentar reconciliar a busca pelo lucro mas, ao mesmo tempo, há a busca pela realização de projetos em que seja possível fazer alguma diferença na sociedade.

 

Downloads

Biografia do Autor

Andrea Medrado, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e no Departamento de Comunicação Social. É coordenadora da rede internacional de pesquisas “eVozes: rediscutindo a marginalização” (eVoices: redressing marginality – Arts and Humanities Research Council, Reino Unido). Possui doutorado em Estudos de Mídia pela University of Westminster e pós-doutorado pela Royal Holloway University of London.

James Bennett, Royal Holloway University of London

Professor e ex-chefe do Departamento de Artes Midiáticas da Royal Holloway University of London. Coordenador do projeto “Mídias Sociais como Tecnologias de Produção Televisiva” (Social Media as Television Production Technology ADAPT TV History). Foi coordenador do projeto “Radiodifusão Pública Multiplataforma no Reino Unido” (Multiplatforming Public Service Broadcasting in the UK).

Niki Strange, Royal Holloway University of London

Pesquisadora do Departamento de Media Arts da Royal Holloway University of London. Pesquisadora de pós-doutorado no projeto “Mídias Sociais como Tecnologias de ProduçãoTelevisiva” (Social Media as Television Production Technology – ADAPT TV History). Trabalhou em produtoras de TV e produtoras digitais por 20 anos e atua como consultora paraprojetos de inovação digital aplicados à economia criativa.

Referências

BENNETT, J. et al. Multiplatforming public service broadcasting: the economic and cultural role of UK

digital and TV independents. London: Royal Holloway, 2012.

BENNETT, J.; KERR, P. A 360 public service sector? The role of independent production in the UK’s

public service broadcasting landscape. In: LOWE, G. F.; STEEMERS, J. (Eds.). Regaining the

initiative for public service media. Gothenburg: Nordicom; University of Gothenburg Press, 2012.

p. 219-236. (Ripe).

BENNETT, J.; STRANGE, N. Linear legacies: managing multiplatform production process. In: JOHNSON,

D.; KOMPARE, D.; SANTO, A. (Eds.). Making media work: cultures of management in the entertainment industries. New York: New York University Press, 2014. p. 63-89.

CALDWELL, J. T. Worker blowback: user-generated, worker-generated and producer-generated content

within collapsing production workflows. In: BENNETT, J.; STRANGE, N. (Eds.). Television as

digital media. Durham, NC: Duke University Press: 2011. p. 283-310.

CHITTY, A. How multiplatform PSB stopped trying to change the world and grew up (but got smaller).

Critical Studies in Television, Thousand Oaks, v. 8, n. 1, p. 126-130, 2013.

FUCHS, C. Digital labour and Karl Marx. New York; Abingdon: Routledge: Taylor & Francis Group,

2014.

GREEN, J.; JENKINS, H. The moral economy of web 2.0: audience research and convergence culture.

In: HOLT, J.; PERREN, A. (Eds.). Media industries: history, theory, and method. Malden, MA;

Oxford: Wiley-Blackwell, 2009. p. 213-225.

HESMONDHALGH, D.; BAKER, S. Creative labour: media work in three cultural industries. London:

Routledge, 2011.

JENKINS, H. Fans, bloggers and gamers: exploring participatory culture. New York: New York University

Press, 2006.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York: NYU Press, 2013.

KENNEDY, H. Net work: ethics and values in web design. Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2012.

LEE, D. The ethics of insecurity: risk, individualization and value in British independent television production. Television & New Media, Thousand Oaks, v. 13, n. 6, p. 480-497, 2012.

MCROBBIE, A. Clubs to companies: notes on the decline of political culture in speeded up creative worlds.

Cultural Studies, Abingdon, v. 16, n. 4, p. 516-531, 2002.

ROSS, A. No-collar: the humane workplace and its hidden costs. Philadelphia: Temple University Press,

2004.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Medrado, A., Bennett, J., & Strange, N. (2017). Economia de valores éticos e sociais na produção digital para a TV pública no Reino Unido. Comunicação & Inovação, 18(38), 94–108. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4689