A imagem da criatividade para os internautas do Google Brasil

Autores

  • Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho Universidade de Brasília
  • Erica Abe Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4684

Palavras-chave:

Criatividade. Comunicação. Google Trends.

Resumo

Este artigo utiliza o conceito de big data para investigar o que os termos de busca digitados no Google podem indicar sobre como os internautas significam a criatividade. Para isso, realizou-se levantamento bibliográfico dos trabalhos de comunicação que utilizam o Google Trends e, em seguida, análise de conteúdo dos 50 termos de busca que incluíam o termo “criatividade” em pesquisas no Brasil, pela página principal do Google, entre 2004 e 2014. Os resultados apontam possíveis correspondências entre a imagem da criatividade e as definições acadêmicas.

 

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Biografia do Autor

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia, mestre em Comunicação Social e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB. Pesquisa sobre criatividade na comunicação.

Erica Abe, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2017-12-08