Reinventar, valorar e fortalecer: estratégias de inovações em modelos de negócio nas organizações jornalísticas

Autores

  • Egle Müller Spinelli Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Elizabeth Saad Corrêa Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.4057

Palavras-chave:

Jornalismo. Inovação. Modelos de Negócio. Organizações Jornalísticas.

Resumo

As organizações jornalísticas passam por transformações na cadeia de valor estabelecida pelos meios de comunicação de massa. Este artigo pretende discorrer sobre a criação de novos valores nas empresas midiáticas a partir da diversificação de modelos de negócio e das respectivas inovações associadas. Para a compreensão de como as empresas jornalísticas brasileiras podem inovar e se enquadrar em determinados modelos de negócio serão utilizadas as categorias estabelecidas por Henry Chesbrough, com o intuito de refletir sobre processos que reposicionem e sustentem este setor.

 

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Biografia do Autor

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora do curso de graduação em Jornalismo e do Mestrado em Produção Jornalística e Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

 

Elizabeth Saad Corrêa, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo

Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutora em Ciências da Comunicação. Coordenadora do grupo de pesquisa COM+ e do curso de especialização lato sensu Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos na ECA/USP.

 

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Publicado

2017-03-09