Conexões virtuais e desconexões presenciais: a comunicação via whatsapp em ambientes corporativos

Autores

  • Ana Paula Pinto de Carvalho Universidade Tuiuti do Paraná
  • Mônica Cristine Fort Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.3814

Palavras-chave:

Práticas comunicacionais, Mídias Sociais, Mmidiatização, WhatsApp

Resumo

Nas práticas comunicacionais dentro das organizações, as interações virtuais tendem a se sobrepor às presenciais. Partindo-se dessa hipótese, o estudo propõe investigar essas práticas no ambiente organizacional, notadamente por meio do WhatsApp. Como ainda é rara literatura sobre o dispositivo em espeical,foram utilizados referenciais teóricos de autores que abordam internet, mídias sociais e interações, bem como pesquisa qualitativa exploratória com 141 questionários válidos. Entre os resultados obtidos, destca-se o uso do WhatsApp como terceira opção para se comunicar com colegas, ficando atrás do telefone fixo e email, demonstrando que as conexões virtuais podem se consolidar como processo comunicacional formal nas empresas.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Paula Pinto de Carvalho, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (Incom).

Mônica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (Incom).

Referências

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

CARVALHO, A. P. P. WhatsApp e as práticas comunicacionais: conexões virtuais e desconexões

presenciais na comunicação empresarial. In: Congresso Internacional de Comunicação e

Cultura, 5. São Paulo, Faculdade Cásper Líbero, 12 nov. 2015.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio

de Janeiro: Zahar, 2003.

DE MASI, D. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FIGUEIRÔA JÚNIOR, N. O uso do e-mail no ambiente do trabalho. LTr Suplemento Trabalhista,

ano 41, n.106/05, p. 481-483, 2005. Disponível em: <http://www.pgusp.usp.br/arquivos/

artigo_uso_email_ambienteTrab.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2016.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

HEPP, A.; HASEBRINK, U. Interação humana e configurações comunicativas: transformações

culturais e sociedades midiatizadas. Parágrafo, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 75-89, jul./dez.

2015. Disponível em: <http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/

article/view/333/341>. Acesso em 28 dez. 2015.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia

propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KRUM, C. Mobile Marketing: finding your customers no matter where they are. Indianapolis:

Pearson Education, 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São

Paulo: Editora 34, 1993.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem: understanding media. São

Paulo: Pensamento-Cultrix, 1964.

MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS (MDGs) 2000-2015: ICT revolution and remaining

gaps. In: ICT Facts & Figures, Geneva, may 2015. Disponível em: <http://www.itu.int/

en/ITU-D/Statistics/Documents/facts/ICTFactsFigures2015.pdf >. Acesso em: 03 jul.

2015.

OLIVEIRA, I. L.; PAULA, M. A. Desafios da comunicação interna: interferências da contemporaneidade. In: ESTRELLA, C.; BENEVIDES, R.; FREITAS, R. F. Por dentro da comunicação interna: tendências, reflexões e ferramentas. Curitiba: Champagnat, 2009.

SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São

Paulo: Paulus, 2010.

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

Carvalho, A. P. P. de, & Fort, M. C. (2017). Conexões virtuais e desconexões presenciais: a comunicação via whatsapp em ambientes corporativos. Comunicação & Inovação, 18(36), 37–50. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.3814