David Cronenberg e a Escola de Toronto: as extensões sombrias da máquina
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol17n35.3747Palavras-chave:
Imaginários tecnológicos, David Cronenberg, Escola de TorontoResumo
A obra do cineasta David Cronenberg propõe uma visão sombria das tecnologias ao ressaltar os aspectos grotescos da simbiose entre homem e máquina. O objetivo desta pesquisa é analisar as relações entre o cinema de Cronenberg e a perspectiva teórica da Escola de Toronto. A análise fílmica de Videodrome será usada em conjunto com a crítica do pensamento de Harold Innis e Marshall McLuhan. A conclusão é de que Cronenberg problematiza a noção das tecnologias como extensões do corpo humano, e formula um contraponto original nessa reflexão no campo das Teorias da Comunicação.
Downloads
Referências
BARBOSA, R. McLuhan e as críticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA
COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais eletrônicos… Recife: Unicap, 2011. p. 1-15.
85 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 17, n. 35 (70-86) set-dez 2016
David Cronenberg e a Escola de Toronto: as extensões sombrias da máquina
Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2386-1.pdf>.
Acesso em: 30 abr. 2015.
BREDER, D. David Cronenberg: a “inquietante estranheza”. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v. 11, n.
22, p. 174-193, 2011. Disponível em: <http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Artigo10%20
Debora%20Breder%20-%20pp174-193.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2015.
ERNST, T. Talking to David Cronenberg. Toro magazine, Toronto, abr. 2009. Disponível em:
com/features/talking-to/20090428/david-cronenberg>. Acesso em: 15 set. 2015.
GRÜNBERG, S. David Cronenberg: interviews with Serge Grünberg. London: Plexus, 2006.
INNIS, H. A. Empire and communications. Oxford: Oxford University Press, 1950.
______. The bias of communication. Toronto: University of Toronto Press, 1951.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo:
Companhia das Letras, 2011.
MARCONDES FILHO, C. (Org.). Dicionário de comunicação. São Paulo: Paulus, 2009.
MCLUHAN, M . Os meios são as massa-gens. Tradução Ivan Pedro de Martins. 2. ed. Rio de Janeiro:
Record, 1969.
______. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. Tradução Leônidas Gontijo de
Carvalho e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1972.
______. Entrevista com Herbert Marshall Mcluhan. In: CASASÚS, J. M. (Org.). Teoria da imagem.
Tradução Nestor de Sousa. Rio de Janeiro: Salvat, 1979. p.
______. In: MCLUHAN, S.; STAINES, D. (Orgs.). McLuhan por McLuhan: entrevistas e conferências
inéditas do profeta da globalização. Tradução Antonio de Padua Danesi. Rio de Janeiro: Ediouro,
2005.______. Os meios como extensões do homem. Tradução Décio Pignatari. 18. ed. São Paulo:
Cultrix, 2012.
PEREIRA, V. A. Estendendo McLuhan: da aldeia à teia global – comunicação, memória e tecnologia. Porto
Alegre: Sulina, 2011.
PINHEIRO, R.; CARNEIRO, H. F. A fascinação pelo resto: o hiper mal-estar na tecnociência. Tempo psicanalítico,
Rio de Janeiro, v. 45, n. 2, p. 419-438, 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.
org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382013000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso
em: 24 out. 2015.
RODLEY, C. Cronenberg on Cronenberg. London: Faber and Faber, 1997. DOI: https://doi.org/10.5040/9780571343546
RÜDIGER, F. A dialética entre homem e máquina no cinema contemporâneo: de Kubrick a Spielberg,
via Omega man, Blade Runner e Dark City. Revista Logos, Rio de Janeiro, v. 1. n. 24, p. 51-67,
2006. Disponível em: <http://www.logos.uerj.br/PDFS/24/5_rudiger.pdf>. Acesso em: 10 fev.
2015.
______. As teorias da comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.
SOUSA, J. P. Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media. 2. ed. Porto: BOCC, 2006.
86 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 17, n. 35 (70-86) set-dez 2016
André Azevedo da Fonseca & Andreza Lisboa da Silva Fernandes
TREMBLAY, G. De Marshall McLuhan a Harold Innis ou da Aldeia Global ao Império Mundial. Famecos,
Porto Alegre, n. 22, p. 13-22, dez. 2003. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.
php/famecos/article/viewFile/228/173>. Acesso em: 15 mar. 2015.
VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
WALLACE, C. David Cronenberg. Interview, New York, 10 out. 2014. Disponível em: <http://www.interviewmagazine.
com/film/david-cronenberg/#page2>. Acesso em: 24 jul. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 André Azevedo da Fonseca, Andreza Lisboa da Silva Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.