Inovação no jornalismo brasileiro: o caso das reportagens multimídia TAB, do Uol

Autores

  • Mauro de Souza Ventura UNESP
  • Liliane de Lucena Ito UNESP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n35.3738

Palavras-chave:

inovação no jornalismo, TAB, webjornalismo

Resumo

Planejada para ser acessível em dispositivos móveis, a série de reportagens multimídia TAB[1] é um exemplo de inovações aplicadas ao jornalismo. Este trabalho buscou compreender o uso de diferentes elementos narrativos (verbais, sonoros e visuais) que conferem interatividade e hipertextualidade ao material. O corpus é composto por seis reportagens e, entre os resultados, está a catalogação de elementos constantes que levam a inferir sobre um distanciamento do formato padrão da webnotícia, uma vez que os textos são mais longos, mas nem por isso enfadonhos, capazes de estimular uma leitura imersiva.


[1] tab.uol.com.br

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Biografia do Autor

Mauro de Souza Ventura, UNESP

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado e Doutorado) da UNESP/Bauru e Professor do Curso de Jornalismo da FAAC/UNESP/Bauru.

Liliane de Lucena Ito, UNESP

Pesquisadora bolsista Capes. Doutoranda em Comunicação pelo programa de pós-graduação em Comunicação da Unesp.

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Ventura, M. de S., & Ito, L. de L. (2016). Inovação no jornalismo brasileiro: o caso das reportagens multimídia TAB, do Uol. Comunicação & Inovação, 17(35), 121–134. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n35.3738