Um herói real na cidade: Drive (2011), de Nicolas Winding Refn
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol17n35.3729Palavras-chave:
Cinema, Cidade, Neo-noirResumo
Drive (2011), de Nicolas Winding Refn, é considerado por vários críticos um filme neo-noir, em particular no modo como explora a cidade de Los Angeles, local por excelência da tradição noir. O presente artigo pretende analisar a relação que Drive estabelece com a paisagem urbana através do personagem principal e como esta reflete o seu percurso, fazendo de The Driver um herói real na cidade.
Downloads
Referências
ABRAMS, S. Art is an act of violence: an interview with Nicolas Winding Refn. RogerEbert.com, s/d, 15
jul. 2011. Disponível em: <http://www.rogerebert.com/balder-and-dash/art-is-an-act-of-violence-
-an-interview-with-nicolas-winding-refn>. Acesso em: 20 nov. 2015.
CHRISTOPHER, N. Somewhere in the night: film noir and the city. New York: Owl Book, 1997.
27 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 17, n. 35 (15-29) set-dez 2016
Um herói real na cidade
CONARD, M. The Philosophy of Neo-Noir. Lexington: The University Press of Kentucky, 2007.
GUMPANGKUM, M. Drive: postmodern film noir. Malika Gumpangkum, s/d. Disponível em:
www.malikagumpangkum.com/contact/>. Acesso em: 18 out. 2015.
FOWLER, J. Drive: the unexpected urban western. Mediascape, s/d, 19 jul. 2012. Disponível em:
www.tft.ucla.edu/mediascape/blog/?p=293>. Acesso em: 15 out. 2015.
KEESEY, D. Neo-noir: contemporary film noir from Chinatown to The Dark Knight. Harpenden: Kamera
Books, 2010.
KOEHLER, R. Nicolas Winding Refn and the search for a real hero. Cinema Scope 48, 2011. Disponível
em: <http://cinema-scope.com/cinema-scope-magazine/interview-nicolas-winding-refn-and-the-
-search-for-a-real-hero/>. Acesso em: 21 nov. 2015.
KOROLA, K. The Driver Errant: a critical evaluation of Drive and “new” masculinity. Offscreen, v. 17, n.
3, p. 3-6, 2013. Disponível em: <http://offscreen.com/view/drive_new_masculinity>. Acesso em:
10 ago. 2016.
LIM, D. Cannes Q. and A.: driving in a noir L.A. The New York Times, 22 maio 2011. Disponível em:
<http://artsbeat.blogs.nytimes.com/2011/05/22/cannes-q-and-a-driving-in-a-noir-l-a/?_r=0>.
Acesso em: 10 ago. 2016.
LUHR, W. Film noir. London: Willey-Blackwell, 2012. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444355956
MARTIN, R. Mean streets and raging bulls: the legacy of film noir in contemporary American cinema.
Laham: Scarecrow Press, 1999.
NAREMORE, J. American film noir: the history of an idea. Film Quarterly, v. 49, n. 2, p. 12-28, DOI: https://doi.org/10.2307/1213310
1995/1996. Disponível em: <http://online.sfsu.edu/amkerner/CINE726/Students/bethynia%20/
AmericanFilmNoir.pdf> Acesso em: 28 out. 2015.
______. More than night: film noir in its contexts. Berkeley: University of California, 1998.
PARK, W. Introduction. In: ______. What is film noir? Laham: Bucknell University Press, 2011. p. 1-7. DOI: https://doi.org/10.5771/9781611483635-1
SILVER, A.; URSINI, J. L. A. Noir: the city as character. Solana Beach: Santa Monica Press, 2005.
SCOTT, T. Nicolas Winding Refn: interview. The A.V. Club, 15 set. 2011. Disponível em:
avclub.com/article/nicolas-winding-refn-61788>. Acesso em: 10 ago. 2016.
VICARI, J. Nicolas Winding Refn and the violence of art: a critical study of the films. Jefferson: McFarland
& Company, Inc., 2014.
Filmografia
BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Los Angeles: Warner Bros, 1982.
117min., son., color.
BLOOD Simple. Direção: Joel Coen e Ethan Coen. Produção: Ethan Coen. Texas: River Road Productions,
1984. 99min., color.
28 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 17, n. 35 (15-29) set-dez 2016
José Duarte
BODY Heat. Direção: Lawrence Kasdan. Produção: Fred T. Gallo. Hollywood: The Ladd Company, 1981.
113min., color.
BRONSON. Direção: Nicolas Winding Refn. Produção: Danny Hansford. Inglaterra: Vertigo Films, 2008.
92min., color.
BULLITT. Direção: Peter Yates. Produção: Philip D’Antoni. San Francisco: Warner Brothers/Seven Arts,
1968. 114min., mono., color.
CHINATOWN. Direção: Roman Polanski. Produção: Robert Evans. Los Angeles: Paramount Pictures,
1974. 130min., mono., color.
COLLATERAL. Direção: Michael Mann. Produção: Michael Mann, Julie Richardson. Los Angeles:
Paramount Pictures, 2004. 120min., color.
DOUBLE Indemnity. Direção: Billy Wilder. Produção: Buddy G. DeSylva, Joseph Sistrom. Los Angeles:
Paramount Pictures, 1944. 107min., mono., b&w.
DRIVE. Direção: Nicolas Winding Refn. Produção: Michel Litvak. Los Angeles: FilmDistrict, 2011.
100min., color.
I’M the Angel of Death: Pusher III. Direção: Nicolas Winding Refn. Produção: Henrik Danstrup. Dinamarca:
Dek Danske Filminstitut, Nordisk Film, 2005. 90min., color.
KISS Kiss Bang Bang. Direção: Shane Black. Produção: Joel Silver. Los Angeles: Warner Bros, 2005. 103min.,
color.
LE SAMOURAI. Direção: Jean-Pierre Melville. Produção: Raymond Borderie, Eugène Lépicier. França:
CICC, 1967. 105min., color.
ONLY God Forgives. Direção: Nicolas Winding Refn. Produção: Lene Børglum, Sidonie Dumas, Vincent
Maraval. Dinamarca: Space Rocket Nation, 2013. 90min., color.
POINT Blank. Direção: John Boorman. Produção: Judd Bernard, Robert Chartoff, Irwin Winkler. Beverly
Hills: MGM, 1967. 92min., mono., color.
PULP Fiction. Direção: Quentin Tarantino. Produção: Lawrence Bender. Santa Monica: Miramax, A Band
Apart, 1994. 154min., color.
PUSHER. Direção: Nicolas Winding Refn. Produção: Henrik Danstrup. Dinamarca: Balboa Entertainment,
1996. 105min., color.
RISKY Business. Direção: Paul Brickman. Produção: Jon Avnet, Steve Tisch. Los Angeles: The Geffen
Company, 1983. 90min., color.
SCORPIO Rising. Direção: Kenneth Anger. Produção: Ernest D. Glucksman. Estados Unidos: Puck Film
Productions, 1964. 28min., mono., color.
SHANE. Direção: George Stevens. Produção: George Stevens. Los Angeles: Paramount Pictures, 1953.
118min., mono., color.
STRANGE Days. Direção: Katherine Bigelow. Produção: James Cameron, Steven-Charles Jaffe. Santa
Monica: Lightstorm Entertainment, 1995. 145min., color.
29 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 17, n. 35 (15-29) set-dez 2016 DOI: https://doi.org/10.15407/kvt186.04.015
Um herói real na cidade
TAXI Driver. Direção: Martin Scorsese. Produção: Julia Phillips, Michael Phillips. Culver City: Columbia
Pictures Corporation, 1976. 113min., color.
THE TERMINATOR. Direção: James Cameron. Produção: Gale Anne Hurd. Los Angeles: Hemdale Film
Corporation, 1984. 107min., mono., color.
THE DRIVER. Direção: Walter Hill. Produção: Lawrence Gordon. Los Angeles: EMI Films, TwentiethCentury Fox, 1978. 91min., mono., color.
THE MALTESE Falcon. Direção: John Huston. Produção: Henry Blanke, Hal B. Wallis. Los Angeles:
Warner Bros, 1941. 100min., mono., b&w.
THE DARK Knight. Direção: Christopher Nolan. Produção: Christopher Nolan, Charles Roven, Emma
Thomas. Los Angeles: Warner Bros, 2008. 152min., color.
THIEF. Direção: Michael Mann. Produção: Jerry Bruckheimer, Ronnie Caan. Chicago: Mann/Caan
Productions, 1981. 122min., color.
TOUCH of Evil. Direção: Orson Welles. Produção: Albert Zugsmith. Los Angeles: Universal International
Pictures, 1958. 95min., mono., b&w.
VALHALLA Rising. Direção: Nicolas Winding Refn. Produção: Johnny Andersen, Henrik Danstrup,
Bo Ehrhardt. Glasgow: BBC Films, Belle Allee Productions, 2009. 93min., color.
WITH Blood in My Hands: Pusher II. Direção: Nicolas Winding Refn. Produção: Nicolas Winding Refn,
Henrik Danstrup. Inglaterra, Dinamarca: Billy’s People, Nordisk Film, 2004. 100min., color
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 José Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.