Identidade e internet: (des) construções de comunicação e de gênero nas redes sociais entre os jovens

Autores

  • Manuela do Corral Vieira

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3399

Palavras-chave:

Identidade. Internet. Gênero.

Resumo

O estudo está pautado nas vivências e trocas comunicacionais realizadas na internet e como essas influenciam na vivência e na construção da identidade dos jovens, sobretudo no que tange às influências do campo social e das relações de gênero operacionalizadas tanto no on-line quanto no off-line das relações estabelecidas na subjetividade dos sujeitos e em suas relações com o Outro.

Downloads

Biografia do Autor

Manuela do Corral Vieira

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará, realizou Mestrado em Marketing na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), no qual foi bolsista do Programa Alban, e é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama). Atualmente é professora da Universidade da Amazônia, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, e da Graduação em Comunicação Social da Unama. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Consumo, Identidade e Cibercultura". Faz parte do grupo de pesquisa "Cidade, Aldeia e Patrimônio", pela Universidade Federal do Pará. Também é pesquisadora no grupo de pesquisa do CNPq "Agências Digitais na Amazônia Real: a inovação das práticas de comunicação na publicidade paraense", da Universidade da Amazônia. Orienta alunos no Programa de Iniciação Científica e no PIBIC/CNPq. Integra a organização do Festival Osga de Vídeos Universitários, da Universidade da Amazônia. Atua nas áreas da Publicidade e Propaganda, Cibercultura, Comunicação Visual, Antropologia e Estudos de Gênero.

Referências

BARTH, F. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000.

BUTLER, J. Conversando sobre psicanálise: entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas, Florianópolis,

v. 18, n. 1, p. 161-170, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v18n1/v18n1a09.pdf>.

Acesso em: 18 jan. 2015.

CASTELLS, M. O poder da identidade. Tradução de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra,

2010.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DERRIDA, J. Deconstruction in a nutshell: a conversation with Jacques Derrida. Fordham University

Press. Disponível em: <http://tinyurl.com/7pmt5km>. Acesso em: 25 fev. 2015.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução e organização: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal,

1979.

______. Deux essais sur le sujet et le pouvoir. In: FREYFUS, H.; RABINOW, P.; FOUCAULT, M. Un

parcours philosophique. Paris: Gallimard, 1984. p. 297-321.

GEERTZ, C. The interpretation of cultures. Nova York: Basic Books, 1973.

______. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2008.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de

Janeiro: DP&A, 2006.

HEILBORN, M. L. et al. (Org.). O aprendizado da sexualidade: reprodução e trajetórias sociais de jovens

brasileiros. Rio de Janeiro: Garamond; Fiocruz, 2006.

LANDOWSKI, E. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. Tradução de Eduardo Brandão. São

Paulo: EDUC/Pontes, 1992.

34 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

Manuela do Corral Vieira

v. 17, n. 33 (22-34) jan-abr 2016

______. Presenças do outro. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. São Paulo: Hemus, 2002.

PERLONGHER, N. O negócio do michê. 2. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008.

RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

Porto Alegre: Sulina, 2012.

SEDGWICK, E. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 19-54, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332007000100003

TURKLE, S. A vida no ecrã: a identidade na era da internet. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

WOLTON, D. Pensar a comunicação. Tradução de Vanda Anastácio. Miraflores: Difusão, 1999.

Downloads

Publicado

2016-02-19

Como Citar

Vieira, M. do C. (2016). Identidade e internet: (des) construções de comunicação e de gênero nas redes sociais entre os jovens. Comunicação & Inovação, 17(33), 22–34. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3399