Entre a ubiquidade e a convergência midiáticas: comunicação e inovação no futebol do Sport Club Internacional

Autores

  • Beatriz Correa Pires Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcel Neves Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3393

Palavras-chave:

Comunicação. Inovação. Tecnologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o uso da tecnologiano esporte para fins de análise, aperfeiçoamentoe aprimoramento de atletas, como no caso doSport Club Internacional, de Porto Alegre (RS), queutiliza um conjunto de softwares para análise de jogadorescom potencial de contratação pelo clube ede um dispositivo (colete) com GPS para a análisede desempenho de seus atletas durante os treinamentos.Sendo assim, a partir de pesquisa documentale bibliográfica buscamos compreender a lógicade funcionamento desses dispositivos no contextoda digitalização e virtualização do mundo atual.

Downloads

Biografia do Autor

Beatriz Correa Pires Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Dra. titular do PPGCOM da PUCRS com Pós-Doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

Marcel Neves Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - área de Práticas e Culturas da Comunicação.

Referências

BRAGA, J. L. Nem rara, nem ausente – tentativa. In: ENCONTRO DA COMPÓS, GT EPISTEMOLOGIA

DA COMUNICAÇÃO DO XIX. Rio de Janeiro: PUC/RJ, jun. 2010.

DERTOUZOS, M. A revolução inacabada. São Paulo: Futura, 2002.

FERRARA, L. D’A. Comunicar e semiotizar. In: XV ENCONTRO DA COMPÓS, GT EPISTEMOLOGIA

DA COMUNICAÇÃO. Bauru: UNESP/SP, junho 2006.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

______. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO, I. Comunicação, um problema semiótico? In: X ENCONTRO DA COMPÓS, GT

EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO. Brasília: UNB/DF, maio-jun. 2001.

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

131 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v. 16, n. 32 (119-132) set-dez 2015

Entre a ubiquidade e a convergência midiáticas

SAMPAIO, I. Conceitos e modelos da comunicação. In: X ENCONTRO DA COMPÓS, GT

EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO. Brasília: UNB/DF, maio-jun. 2001.

SANTAELLA, L. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTOS, T. O acontecimento comunicacional. In: XVI ENCONTRO DA COMPÓS, GT EPISTEMOLOGIA

DA COMUNICAÇÃO. Curitiba: UTP/PR, jun. 2007.

WOLTON, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

Dornelles, B. C. P., & Martins, M. N. (2015). Entre a ubiquidade e a convergência midiáticas: comunicação e inovação no futebol do Sport Club Internacional. Comunicação & Inovação, 16(32), 119–131. https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3393