Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3348Palavras-chave:
Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção, impactos no telejornalismo.Resumo
Este artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade.Downloads
Referências
BARBOSA, M.; RIBEIRO, A. P. G. Telejornalismo na Globo: vestígios, narrativa e temporalidade. In:
BRITTOS, V. C.; BOLAÑO, C. R. S. (orgs.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São
Paulo: Paulus, 2005, p. 205-223.
BECKER, V. Ambiente de medição da audiência para TV digital. 2011. Tese (Doutorado em Sistemas
Eletrônicos) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível
em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-01112011-121109/>. Acesso em:
2015-11-09.
BECKER, V., GAMBARO, D., SOUZA FILHO, G.L. Junio de 2015. O impacto das mídias digitais na
televisão brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento. Palabra Clave 18 (2), 341-373.
DOI: 10.5294/pacla.2015.18.2.3
BERMEJO, F. The internet audience: Constitution & measurement. New York: Peter Lang, 2007.
BIAL, P. Roberto Marinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BIRD, E. S. For inquiring minds: a cultural study of supermarket tabloids. Knoxville: University of
Tennessee, 1992.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2014: hábitos de consumo de
mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.
BUARQUE, S. C. Metodologia e técnicas de construção de cenários globais e regionais. Texto para discussão, 939. Brasília: IPEA, 2003.
BUCCI, E. Prefácio. In: Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo, 1997, p. 11-38.
CRUZ, R. TV digital no Brasil: tecnologia versus política. São Paulo: Senac, 2008.
HOINEFF, N. A nova televisão. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
102 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS
v. 16, n. 32 (87-102) set-dez 2015
Valdecir Becker & Kellyanne Carvalho Alves
JAFFE, J. O declínio da mídia de massa: Por que os comerciais de TV de 30 segundos estão com os dias
contados? São Paulo: Mbooks, 2008.
JAUSET, J. A. La investigación de audiencias en televisión: fundamentos estadísticos. Barcelona: Paidós,
2000.
KITZINGER, J. Understanding AIDS: researching audience perceptions of the acquired immune deficiency syndrome. In: ELDRIDGE, J. (Ed.). Getting the message: news, truth and power. London:
Routledge, 1993, p. 271-304.
LARRAÑAGA, G. M. La batalla por las audiencias. In: XIV CONGRESO DE ESTUDIOS VASCOS.
SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN. Donostia: Eusko Ikaskuntza, 1998, p. 91-95.
LIEBES, T. Reporting the Israeli-Arab conflict: how hegemony works. London: Routledge, 1997.
LIEBOWITZ, S. J., ZENTNER, A. Clash of the titans: does internet use reduce television viewing? The
Review of Economics and Statistics, v. 94, n. 1, p. 234-245, feb. 2012.
LINS DA SILVA, C. E. Muito além do Jardim Botânico: um estudo sobre a audiência do Jornal Nacional
da Globo entre trabalhadores. São Paulo: Summus, 1985.
LIVINGSTONE, S. Audience research at the crossroads: the “implied audience” in media and cultural
theory. European Journal of Cultural Studies, v. 1, n. 2, p. 193-217, 1998.
MACHADO, A. Máquina e imaginário. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1996.
MADIANOU, M. Mediating the nation: news, audiences and the politics of identity. London: UCL Press;
Routledge, 2005.
______. Shifting identities: banal nationalism and cultural intimacy in Greek television news and everyday
life. In: MOLE, R. (Ed.). Discursive constructions of identity in European politics. London:
Palgrave, 2007, p. 95-118.
______. Audience reception and news in everyday life. In: JORGENSEN, K. W.; HANITZSCH, T. The
handbook of journalism studies. New York: Taylor & Francis, 2009, p. 324-340.
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: Edusp, 2011.
MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
MORLEY, D. The Nationwide audience: structure and decoding. Television monograph. London: BFI,
1980.
McQUAIL, D. Audience analysis. London, UK: Sage, 1997.
PHILO, G. Seeing and believing: the influence of television. London: Routledge, 1990.
PROJETO INTER-MEIOS. Relatórios de Investimento. 2013. Disponível em: <http://www.projetointermeios.com.br/relatorios-de-investimento>. Acesso em: 3 nov. 2014.
SCHUDSON, M. The sociology of news production revisited (again). In: CURRAN, J.; GUREVITCH
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Valdecir Becker, Kellyanne Carvalho Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.