Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo

Autores

  • Valdecir Becker Universidade Federal da Paraíba
  • Kellyanne Carvalho Alves Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3348

Palavras-chave:

Análise da audiência. Jornal Nacional. Projeção, impactos no telejornalismo.

Resumo

Este artigo faz uma análise sistemática da quedada audiência do Jornal Nacional, principal telejornalda televisão brasileira. A partir da análiseestatística e da investigação empírica dos índicesde audiência no período de 2000 a 2013, o artigoquantifica em 33,5% a queda da audiência doJornal Nacional nesse período, faz comparaçõescom os demais canais, cujas audiências tambémcaíram, analisa padrões de variação e apresentaprojeções para a audiência nos próximos 14 anos.Finalmente, propõe hipóteses para o impacto notelejornalismo, que atualmente enfrenta crises deidentidade e de credibilidade.

Downloads

Biografia do Autor

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós Graduação em Jornalismo - Universidade Federal da Paraíba

Kellyanne Carvalho Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

BARBOSA, M.; RIBEIRO, A. P. G. Telejornalismo na Globo: vestígios, narrativa e temporalidade. In:

BRITTOS, V. C.; BOLAÑO, C. R. S. (orgs.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São

Paulo: Paulus, 2005, p. 205-223.

BECKER, V. Ambiente de medição da audiência para TV digital. 2011. Tese (Doutorado em Sistemas

Eletrônicos) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível

em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-01112011-121109/>. Acesso em:

2015-11-09.

BECKER, V., GAMBARO, D., SOUZA FILHO, G.L. Junio de 2015. O impacto das mídias digitais na

televisão brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento. Palabra Clave 18 (2), 341-373.

DOI: 10.5294/pacla.2015.18.2.3

BERMEJO, F. The internet audience: Constitution & measurement. New York: Peter Lang, 2007.

BIAL, P. Roberto Marinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BIRD, E. S. For inquiring minds: a cultural study of supermarket tabloids. Knoxville: University of

Tennessee, 1992.

BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2014: hábitos de consumo de

mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.

BUARQUE, S. C. Metodologia e técnicas de construção de cenários globais e regionais. Texto para discussão, 939. Brasília: IPEA, 2003.

BUCCI, E. Prefácio. In: Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo, 1997, p. 11-38.

CRUZ, R. TV digital no Brasil: tecnologia versus política. São Paulo: Senac, 2008.

HOINEFF, N. A nova televisão. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

102 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v. 16, n. 32 (87-102) set-dez 2015

Valdecir Becker & Kellyanne Carvalho Alves

JAFFE, J. O declínio da mídia de massa: Por que os comerciais de TV de 30 segundos estão com os dias

contados? São Paulo: Mbooks, 2008.

JAUSET, J. A. La investigación de audiencias en televisión: fundamentos estadísticos. Barcelona: Paidós,

2000.

KITZINGER, J. Understanding AIDS: researching audience perceptions of the acquired immune deficiency syndrome. In: ELDRIDGE, J. (Ed.). Getting the message: news, truth and power. London:

Routledge, 1993, p. 271-304.

LARRAÑAGA, G. M. La batalla por las audiencias. In: XIV CONGRESO DE ESTUDIOS VASCOS.

SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN. Donostia: Eusko Ikaskuntza, 1998, p. 91-95.

LIEBES, T. Reporting the Israeli-Arab conflict: how hegemony works. London: Routledge, 1997.

LIEBOWITZ, S. J., ZENTNER, A. Clash of the titans: does internet use reduce television viewing? The

Review of Economics and Statistics, v. 94, n. 1, p. 234-245, feb. 2012.

LINS DA SILVA, C. E. Muito além do Jardim Botânico: um estudo sobre a audiência do Jornal Nacional

da Globo entre trabalhadores. São Paulo: Summus, 1985.

LIVINGSTONE, S. Audience research at the crossroads: the “implied audience” in media and cultural

theory. European Journal of Cultural Studies, v. 1, n. 2, p. 193-217, 1998.

MACHADO, A. Máquina e imaginário. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1996.

MADIANOU, M. Mediating the nation: news, audiences and the politics of identity. London: UCL Press;

Routledge, 2005.

______. Shifting identities: banal nationalism and cultural intimacy in Greek television news and everyday

life. In: MOLE, R. (Ed.). Discursive constructions of identity in European politics. London:

Palgrave, 2007, p. 95-118.

______. Audience reception and news in everyday life. In: JORGENSEN, K. W.; HANITZSCH, T. The

handbook of journalism studies. New York: Taylor & Francis, 2009, p. 324-340.

MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: Edusp, 2011.

MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MORLEY, D. The Nationwide audience: structure and decoding. Television monograph. London: BFI,

1980.

McQUAIL, D. Audience analysis. London, UK: Sage, 1997.

PHILO, G. Seeing and believing: the influence of television. London: Routledge, 1990.

PROJETO INTER-MEIOS. Relatórios de Investimento. 2013. Disponível em: <http://www.projetointermeios.com.br/relatorios-de-investimento>. Acesso em: 3 nov. 2014.

SCHUDSON, M. The sociology of news production revisited (again). In: CURRAN, J.; GUREVITCH

Downloads

Publicado

2015-08-20

Como Citar

Becker, V., & Alves, K. C. (2015). Análise da queda da audiência do Jornal Nacional e os impactos no telejornalismo. Comunicação & Inovação, 16(32), 87–102. https://doi.org/10.13037/ci.vol16n32.3348